Weslley Patati é destaque da categoria Sub-20 do Santos (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Um dos destaques da categoria Sub-20 do Santos, o atacante Weslley Patati contou um pouco sobre sua história ao DIÁRIO. Natural do Maranhão, chegou ao Santos em julho de 2019, foi aprovado nos testes e assinou um contrato de formação. O talento mostrado foi tanto que o contrato profissional não demorou para chegar. Hoje ele tem multa milionária com o clube (100 milhões de Euros).

“Desde pequeno, sempre gostei de jogar futebol. Aos oito anos entrei na escolinha do Club Atlético Maranhense e foi lá que começou o sonho de ser jogador profissional. A minha história com o Santos começou lá na Bahia, quando fui ao CT do João Robério, que busca talentos para o Santos. Por lá, joguei dois campeonatos. Fui artilheiro em ambos e melhor jogador em um deles. Depois disso, o Santos pôde ver meu futebol e abriu as portas para eu fazer uma avaliação. Depois de algumas semanas, jogamos um amistoso, no qual dei assistência e fiz gol. Com isso, assinei o meu primeiro contrato profissional”, afirmou o jogador.

Apesar do sucesso hoje no Peixe, o garoto veio de uma região muito pobre e explicou sobre seu apelido de “Patati”.

“Quando comecei a jogar futebol, meus pais não tinham condições de comprar chuteira para mim. Eu pegava emprestada a de um amigo meu, porém era maior que o meu pé. Colocaram o apelido de Patati porque parecia com um pé de palhaço”, lembra o atacante ao DIÁRIO.

O ano de 2021 foi o primeiro do atacante na categoria Sub-20 e anotou seis gols, sendo o principal destaque do Santos na disputa do Brasileiro Sub-20. O garoto também foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18 e acumula convocações para a Seleção de base.

“Foi um ano de grandes realizações na minha vida. Apesar de não chegar nas finais dos campeonatos, tive a oportunidade de amadurecer e aprender com os meus treinadores e companheiros. Hoje, me sinto mais maduro, experiente e com vontade de aprimorar minhas qualidades”, comenta Patati.

“Me sinto privilegiado com uma convocação, é o reconhecimento do trabalho. Tive a oportunidade de representar a Seleção Brasileira algumas vezes. Me destaquei e fui chamado para jogar a Revelations Cup 2021, no México. Aprendi muito com os meus companheiros de equipe. Foi uma experiência incrível vestir a camisa da Seleção e poder representar o meu país. Sem dúvidas, uma das melhores sensações que já senti na vida.”, disse o santista.

Inscrito na Copinha, Patati projetou a campanha do Alvinegro na competição. A equipe está no Grupo 8 ao lado de Ferroviária, Operário-PR e Rondoniense. A sede é a cidade de Araraquara.

“Espero fazer uma boa Copa São Paulo junto com os meus companheiros. Vou dar o máximo e entregar tudo dentro de campo, assim como sempre fiz pelos meus sonhos. Quero desfrutar do meu melhor futebol para, quando acabar a Copinha, ter outras oportunidades, como jogar pelo time principal.”, ressaltou.