Julio Furch segue sem futuro no Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

Pedro Martins, CEO do Santos, foi questionado sobre a situação do atacante Julio Furch no clube em entrevista coletiva nesta terça-feira (14). O argentino está ‘afastado’ no Peixe e treina em horários alternativos ao elenco no CT Rei Pelé. Recentemente, ele recusou uma proposta de empréstimo ao Juventude.

“Desde a nossa chegada fizemos movimentos de saída, de jogadores que tinham impacto maior na folha. O Santos estava com muito atleta e precisamos tomar decisões, ou de rescindir o vínculo, emprestar ou negociar. Também vendemos alguns jogadores no início do ano e tudo isso para tentar equilibrar e trazer um pouco mais de conforto para o fluxo de caixa. A questão do Julio estamos debatendo com ele e com o staff dele para ver a decisão que a gente vai tomar. Entendo que não será simples. Só vai se resolver no diálogo, não tem outra forma e é assim que estamos conduzindo. Janela está fechada, vai abrir no meio do ano e vamos ver se até lá a gente encontra uma saída”, afirmou.

Fora dos planos do Alvinegro, ele tem contrato até dezembro de 2026. Entre salário e outros embargos, que foram parcelados na ‘redução salarial’, ele recebe cerca de R$ 1,3 milhão. Contratado em julho de 2023, Julio Furch somou 3 gols em 22 jogos no Brasileirão. Ele virou um ‘medalhão’ do Santos pois entrava na reta final dos jogos e conseguiu marcar gols importantes.

No entanto, veio o rebaixamento do clube e ele negociou uma ‘redução salarial’ para a temporada 2024. Inclusive, o vínculo que encerrava no fim de 2025 passou a ser até dezembro de 2026 para prorrogar a possibilidade do Peixe pagar essas ‘parcelas’ negociadas pela situação financeira abaixa em ano descencio.

Fato é, na última temporada, teve 3 gols em 13 partidas pelo Paulistão e outros 3 gols e uma assistência em 28 duelos na Série B. Quando virou para 2025, com a chegada da comissão técnica, ele se apresentou junto aos ‘afastados’. Desde então, apenas treina no clube e não joga pelo Santos. Ele ainda tem dinheiro para receber do Peixe e só poderia ser negociado na janela do meio do ano.

Leia também: Santos teve R$ 127 milhões em receitas com venda de atletas em 2024; veja os detalhes

O ‘imperador’ é natural de Winifreda (Argentina) e foi revelado pelo Olimpo. Ele iniciou a trajetória como profissional em 2010. Em solo argentino, o centroavante ainda atuou por San Lorenzo, Arsenal de Sarandí e Belgrano, antes de se transferir para o futebol mexicano, em 2015.

No México, o atacante ganhou destaque rapidamente e virou uma das principais referências na liga local, conquistando o apelido de ‘El Emperador del Gol’. Começou atuando pelo Veracruz e, após dois anos como artilheiro e campeão da Copa México, foi contratado pelo Santos Laguna.

Na equipe de Torreón, Furch jogou por quatro temporadas, anotou 69 gols e ganhou status de ídolo após conquistar o Campeonato Mexicano de 2018. Já em 2021, Furch acertou sua transferência para o Atlas e, logo em sua primeira temporada, virou um dos maiores nomes da história do clube, sendo autor do gol que deu o título mexicano, acabando com uma seca de 70 anos.

No ano seguinte, o atacante repetiu o feito e conquistou novamente o título do Campeonato Mexicano. Após acertar sua saída para o Santos, ele recebeu uma despedida de gala e foi homenageado como um verdadeiro ídolo no Atlas.