Pelé é o maior jogador de futebol de todos os tempos (Crédito: Santos FC)

Texto do pesquisador Vinícius Cabral especialmente para o DIÁRIO DO PEIXE

Nessa sexta-feira o Rei Pelé completa 80 anos de vida. O maior e melhor jogador da história do futebol mundial fez história com a camisa do nosso Santos Futebol Clube e ajudou o clube a se tornar o Maior Time da Terra. Abaixo listamos 80 fatos sobre a carreira e a vida de Pelé:

1 – Pelé tem 1.116 jogos e 1.091 gols pelo Santos (0,97 gols de média).

2 – Pelé conquistou 47 títulos pelo Santos.

3 – Pelé nasceu Edison (com i) Arantes do Nascimento.

4 – O apelido Pelé surgiu porque o BAC, time do seu pai Dondinho, tinha um goleiro chamado Bilé. O pequeno Dico (apelido de infância de Pelé) não conseguia falar Bilé e pronunciava Pelé.

5 – Em 1954 Pelé jogou a preliminar de Noroeste 1 x 1 Santos pelo Paulistão. O jovem marcou três gols e o Baquinho venceu o Noroestinho por 4 a 1.

6 – O primeiro salário de Pelé no Santos foi de 6 mil Cruzeiros.

7 – Após perder um pênalti pelo time amador do Santos contra o Jabaquara, Pelé pegou suas coisas e estava voltando para Bauru, mas foi impedido pelo porteiro do clube.

8 – Enquanto treinava com o elenco profissional, Pelé jogava pelo amador do Santos. Seu primeiro gol como amador foi na vitória por 6 a 2 contra o Vasco da Gama (de Santos). Pelé fez dois nesse dia.

9 – Pelo time amador do Santos foram 13 jogos e 13 gols, entre agosto de 1956 e janeiro de 1957.

10 – No dia 7 de setembro de 1956 Pelé fez seu primeiro gol como jogador profissional aos 15 anos, 10 meses e 16 dias. E foi contra o Corinthians de Santo André.

11 – Seu primeiro gol na Vila foi no dia 15 de novembro de 1956 e foi em vitória por 4 a 2 contra o Jabaquara.

12 – Em janeiro de 1957 Pelé fez sua primeira partida internacional. O Santos bateu o AIK da Suécia por 1 a 0 na Vila Belmiro.

13 – Na sua primeira excursão como profissional Pelé fez seu primeiro gol fora do estado de São Paulo. Foi no empate em 1 a 1 contra o Guarani de Bagé.

14 – Pelé marcou gol em suas primeiras partidas contra os rivais São Paulo, Corinthians e Palmeiras, todas em 1957.

15 – Pelé foi onze vezes o artilheiro do Paulistão. A primeira vez foi em 1957.

16 – Na temporada de 1959 Pelé fez 126 gols. Fez mais de 100 em outras duas oportunidades: 111 em 1961 e 105 em 1965.

17 – Pelé fez um gol em 463 partidas, 2 gols em 190, 3 gols em 92, 4 gols em 30, 5 gols em sete e oito gols uma vez.

18 – Treze equipes tomaram 20 ou mais gols de Pelé. O Corinthians foi a vítima preferida do Rei, levando 50 gols.

19 – Antes mesmo do título na Copa de 58 Pelé já tinha sido chamado de Rei por Nelson Rodrigues. O cronista ficou encantado pelo camisa 10 após algumas apresentações do Santos no Rio de Janeiro, principalmente na vitória por 5 a 3 contra o América, quando Pelé fez quatro gols.

Pelé também era um excelente goleiro (Crédito: Reprodução)

20 – Após ganhar a Copa, Pelé voltou ao Santos e fez 58 gols no Paulistão, marca até hoje inalcançável.

21 – Em 1959 o Santos fez sua primeira excursão para a Europa. Pelé jogou 22 partidas e marcou 28 gols.

22 – O Real Madrid fez de tudo para levar a estrela santista, mas não conseguiu. Os espanhóis contrataram Didi.

23 – No famoso jogo da Rua Javari em que marcou o gol mais bonito da carreira após chapelar quatro jogadores do Juventus, Pelé se envolveu em lance em que quebrou a perna de Pando.

24 – Campeão do mundo e estrela do futebol, Pelé teve de servir o exército e revezar entre jogar pelo Santos e pelo time do 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado durante três meses em 1959. Como “militar” Pelé fez 10 jogos e 13 gols.

25 – Pelé atuou em quatro oportunidades na meta santista e nunca levou nenhum gol. O camisa 10 era o reserva imediato, já que nos anos 60 substituições durante o jogo não eram permitidas.

26 – Em março de 1961 Pelé fez um gol antológico no Maracanã e recebeu de Joelmir Beting uma placa em homenagem. Ali surgiu a expressão gol de placa.

27 – Os nomes de Pelé e do Santos estão no hino do Olympiakos. O clube grego bateu o Peixe por 2 a 1 e contou a façanha em seu hino: “Eles ainda lembram do seu nome: o Santos de Pelé”.

28 – Entre 30 de agosto e 17 de setembro de 1961 Pelé marcou 23 gols em seis partidas.

29 – Em 1961 o futebol italiano vivia sob o Pacto de Santa Margherita, que restringia a presença de estrangeiros e principalmente negros no país. Todos os clubes concordaram em abrir uma exceção para a Inter de Milão contratar Pelé, mas não houve acordo.

30 – O gol marcado no empate em 3 a 3 contra o São Paulo em 1962 foi o de número 500 da carreira de Pelé. Ele tinha 21 anos.

31 – Os primeiros gols de Pelé na Libertadores foram na vitória por 9 x 1 contra o Cerro Porteño na Vila Belmiro. O Rei marcou duas vezes na ocasião.

32 – Pelé ficou de fora das duas primeiras partidas da final da Libertadores de 1962 contra o Peñarol e só disputou o jogo-desempate. Fez dois gols na vitória por 3 a 0 e garantiu o título ao Santos.

33 – Segundo Pepe, a melhor apresentação de Pelé foi na vitória por 5 a 2 contra o Benfica, em Lisboa, pela final do Mundial. Pelé fez três e deu uma assistência. O camisa 10 já havia feito dois na vitória santista no jogo de ida no Maracanã.

34 – Em 1964 o Santos atropelou o Botafogo-SP na Vila por 11 x 0. Pelé fez oito, sua melhor marca como profissional. O técnico do time de Ribeirão Preto era Oswaldo Brandão, que na sequência foi para o Corinthians. Quinze dias depois o Santos bateu o rival da capital por 7 a 4 e Pelé fez quatro gols.

35 – Em 1965 Pelé fez três gols no chamado “Jogo do Século”. A partida entre Santos e Tchecoslováquia foi válida pelo Hexagonal do Chile, conquistado pelo Peixe, e reuniu o melhor time do mundo e a seleção vice-campeã mundial. O Santos venceu por 6 a 4.

36 – Em 1966 Pelé fez seus primeiros gols pelo Santos em solo africano. Foi na vitória por 7 a 1 contra o Stad Club, na Costa do Marfim.

37 – Após ser eliminado pelos portugueses na Copa do Mundo, Pelé se vingou com um gol na vitória por 4 a 0 contra o Benfica no Torneio de Nova Iorque. O Benfica era a base da seleção de Portugal.

38 – Que Pelé “expulsou” o árbitro Guillermo Velázquez de campo em jogo do Santos contra a seleção olímpica colombiana, todos sabem. O apitador teve de ser substituído após a multidão pedir a volta do Rei ao campo. Anos depois os dois ficaram amigos e Velazquez frequentava os jogos do Cosmos a convite de Pelé.

39 – Em meio à rotina como jogador do Santos, Pelé encontrava tempo para compor e cantar com alguns dos maiores nomes da nossa música, como Elis Regina, e também participava de vários filmes.

Pelé na assinatura de seu primeiro contrato com o Peixe (Crédito: Reprodução)

40 – Pelé estava na famosa excursão para a África em 1969, quando a presença do Santos foi suficiente para interromper um conflito diplomático entre Congo e República Democrática do Congo. Os países se entenderam momentaneamente e a delegação santista pode atravessar o rio que separava os dois países.

41 – Pelé disse que poucas vezes ficou nervoso em um jogo de futebol. Uma delas foi na cobrança de pênalti do seu gol mil, contra o Vasco no Maracanã em 1969.

42 – Após chegar à histórica marca, Pelé pediu uma folga para o técnico Antoninho. A folga foi negada e começava então a corrida pelo gol 1001.

43 – Pelé foi expulso na sua tentativa de quebrar a marca dos mil gols. Só na terceira tentativa o Rei desencantou e marcou contra o Peñarol.

44 – Em 1970 Pelé voltou a estudar. Cursou Educação Física em Santos e sua classe tinha feras como Pepe, Lima e Leão. O Rei se formou em 1974.

45 – Pelé não marcou o primeiro gol do Estádio Rei Pelé em Alagoas. Coube ao centroavante Douglas a honraria. O maior de todos fez dois gols no decorrer do jogo.

46 – Em 1971 o Santos excursionou pelo Caribe e em um dos jogos aconteceu algo inusitado. O Peixe enfrentaria a seleção da Martinica na cidade de Fort de France, mas os organizadores do jogo aumentaram o preço dos ingressos, causando um verdadeiro tumulto no pequeno país. Com a revolta popular tomando corpo, o governo teve de improvisar e fazer a primeira transmissão ao vivo via rádio e televisão. Anos depois a história virou documentário chamado “Vamos ver Pelé sem pagar”.

47 – Na sequência desta viagem Pelé fez sua milésima partida como profissional. Na oportunidade o Santos bateu o Transvaal por 4 a 1 no Suriname, com um gol de Pelé, o de número 1069 de sua carreira.

48 – Em setembro de 1971 Pelé voltou a Três Corações, sua cidade natal, para ser homenageado com uma estátua bronze com a taça Jules Rimet.

49 – Em 1972 Pelé chegou aos mil gols novamente. Na vitória por 5 a 1 contra a Universidad UNAM do México, o Rei marcou duas vezes e chegou a mil gols pelo Santos.

50 – Foi nesta mesma viagem que o Santos faturou a Fita Azul, honraria concedida a clubes brasileiros que retornavam invictos de viagens ao exterior. Pelé fez 25 gols em 17 jogos na ocasião.

51 – Em partida contra o XV de Piracicaba em que o Santos vencia por 1 a 0, Pelé se irritou com a corneta na Vila Belmiro e chutou a bola em direção às sociais.

52 – Pelé era um dos batedores restantes do Santos na famigerada disputa de pênaltis contra a Portuguesa na final do Paulistão de 1973. O árbitro Armando Marques errou na contagem e não deu chance aos santistas de fazerem os gols que dariam o título. Com isso, a taça foi dividida entre os clubes.

53 – Pelé ganhou 5 Taças Brasil e um Robertão pelo Santos, todos equivalentes ao Campeonato Brasileiro. Mas o título nacional, com a nomenclatura atual, o Rei nunca conquistou, mas bateu na trave no quadrangular final de 1974.

54 – O último gol de Pelé na Vila Belmiro foi na vitória por 3 a 0 contra o Rio Negro, em maio de 1974.

55 – Pelé é o maior artilheiro da Vila com 288 gols.

56 – Seu último gol como profissional no Maracanã foi de falta e novamente contra o Vasco.

57 – Os últimos gols de Pelé pelo Santos foram contra o Guarani em Campinas em empate por 2 a 2. O último gol foi marcado de pênalti sofrido por ele mesmo.

58 – No seu último jogo contra o Corinthians no Pacaembu, Pelé saiu lesionado. Esta foi a penúltima partida como jogador do Peixe.

59 – Aos 33 anos e em plena forma, Pelé se despediu do Santos em partida contra a Ponte Preta na Vila Belmiro. O Rei estava sentindo a lesão que contraiu no jogo anterior.

Pelé e Edinho. Seu filho foi goleiro do Peixe nos anos 90 e hoje é técnico do Sub-23 do Peixe (Crédito: Reprodução)

60 – O Menino da Vila Gilson Beija-Flor entrou em seu lugar. O Santos venceu os campineiros por 2 a 0 e coube a Claudio Adão fazer o primeiro gol após a Era Pelé.

61 – Segundo levantamento da ASSOPHIS, na Era Pelé o Santos jogou para mais de 13 milhões de torcedores apenas no exterior.

62 – Em 1975 Pelé voltou a defender o Santos. Foi no amistoso Torneio Governador da Bahia, ou Torneio da Fome. O Rei estava de férias em Salvador e defendeu o Peixe no empate em 1 a 1 contra o Bahia. O Cosmos, clube que Pelé defendeu após interromper a aposentadoria, exigiu um seguro de U$ 4 milhões. Pelé jogou apenas 45 minutos no torneio vencido pelo Peixe.

63 – Em sua despedida oficial do futebol Pelé defendeu as camisas de Santos e Cosmos, seus únicos dois times da carreira.

64 – No primeiro tempo o Rei jogou pelo clube norte-americano e no último minuto marcou de falta seu derradeiro gol como profissional.

65 – No segundo tempo defendendo o Santos, Pelé jogou seus últimos minutos como profissional. O Rei bem que tentou, mas não conseguiu fazer o Peixe ganhar o jogo. O Cosmos venceu por 2 a 1.

66 – Pelé nunca mais jogou uma partida oficial pelo Santos, mas foi importante para o título do Paulistão de 78. O Rei compareceu à concentração alvinegra e deu moral aos Meninos da Vila que venceram o São Paulo após três jogos emocionantes.

67 – Em 1981 Pelé foi eleito o Atleta do Século em enquete realizada pelo jornal francês L’Equipe. E muito por conta de todos os seus feitos vestindo a camisa do Santos.

68 – Nos anos 90 Pelé tinha uma agência de marketing esportivo e por pouco não levou seu desafeto Maradona para jogar no Santos, em 1995. Já pensaram?

68 – Pelé foi Ministro dos Esportes no governo de Fernando Henrique Cardoso. Entre suas principais atribuições esteve a famosa Lei Pelé e a abolição da Lei do Passe.

69 – Em 1996, já com 56 anos, Pelé compareceu à inauguração de um dos novos campos do CT do Santos e, exibindo boa forma, fez dois gols no treinamento que mesclou profissionais e juvenis do Peixe.

70 – Pelé ganhou o título de cavaleiro da Rainha da Inglaterra, em 1997.

71 – Pelé fez a alegria da torcida santista também na Libertadores 2011. O Rei era garoto-propaganda do banco Santander e entrou em campo ao lado de Muricy Ramalho para comemorar o título no Pacaembu em cena emocionante.

72 – O governo brasileiro declarou Pelé como tesouro nacional nos anos 60 e anos depois tentou impedir sua saída para jogar no Cosmos.

73 – Pelé foi artilheiro do Paulistão (11 vezes), Libertadores (1 vez), Mundial (2 vezes), Brasileiro (3 vezes), Rio São Paulo (1 vez) e da Copa América (1 vez).

74 – Pelé é o jogador com mais gols em uma mesma temporada na história do futebol: 126 em 1959.

75 – Pelé foi expulso de campo 13 vezes com a camisa do Santos.

76 – Após seu jogo de despedida pelo Santos contra a Ponte Preta, Pelé deixou um pertence em seu armário no vestiário da Vila Belmiro, trancado até hoje.

77 – Além das camisas de Santos, seleção brasileira, seleção paulista, seleção do Sudeste, time do seu batalhão, seleção do exército e Cosmos, Pelé vestiu em partidas amistosas as camisas do Vasco, Flamengo, Fluminense, seleção da Nigéria, Estrelas do Mundo, Estrelas da NASL (Liga Norte-Americana) e Estrela Vermelha de Beirute.

78 – Pelé é o maior artilheiro da história do futebol mundial com 1283 gols em 1367 jogos.

79 – Desses gols, 400 podem ser vistos no filme Pelé Eterno.

80 – Pelé Football Club é o nome de um time da Guiana fundado em 1971, em homenagem ao Rei do Futebol.