Pelo Santos, Neymar iguala marca de 2021 e busca ampliar sequência contra o Vasco

Neymar tem três gols no Campeonato Brasileiro (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Na vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, no último domingo (10), pelo Campeonato Brasileiro, o brilho de Guilherme roubou a cena. No entanto, Neymar também deixou sua marca – não com gols ou assistências, mas ao atingir um feito que não conseguia desde os tempos de Paris Saint-Germain: disputar seis partidas consecutivas como titular e atuando durante os 90 minutos.

A última vez que o camisa 10 havia completado uma sequência assim foi em maio de 2021, quando jogou seis partidas seguidas sem ser substituído, somando jogos do Campeonato Francês e as semifinais da Champions League contra o Manchester City. Desde então, entre decisões técnicas, suspensões e lesões, Neymar não ultrapassava a marca de cinco partidas completas em sequência.

Nem mesmo na temporada 2022/23, quando começou o ano em alta pelo PSG, conseguiu repetir a série. Naquele período, disputou o Troféu dos Campeões contra o Nantes e mais quatro rodadas da Ligue 1 –contra Clermont, Montpellier, Lille e Monaco –, mas parou nos cinco jogos completos. Pouco depois, sofreu com lesões e suspensões, e em fevereiro de 2023 teve uma grave contusão no tornozelo que o afastou até a pré-temporada seguinte.

No Al Hilal, Neymar teve no máximo quatro jogos completos seguidos, com um intervalo no meio da sequência por ter sido poupado. Assim, a atual série pelo Santos iguala a marca de maio de 2021 e supera qualquer registro desde agosto de 2022. O desempenho vem após a pausa no Brasileirão para o Mundial de Clubes da FIFA, período em que Neymar teve 14 dias de férias e 22 de preparação com o elenco. Desde o retorno, jogou os 90 minutos contra Flamengo, Mirassol, Internacional, Sport, Juventude e Cruzeiro.

O histórico recente de lesões também ajuda a explicar a importância dessa sequência. Em outubro de 2023, lesionou o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em jogo da Seleção Brasileira e ficou um ano afastado. No retorno, pelo Al Hilal, sofreu nova lesão muscular, o que atrasou seu processo de recuperação. Já pelo Santos, em 2025, estreou em fevereiro, mas outra contusão interrompeu a regularidade do craque.

Com o planejamento físico desenvolvido pelo clube durante a pausa, a meta agora é aumentar ainda mais a sequência de jogos completos. O próximo compromisso será diante do Vasco, no domingo (17), às 16h, no Morumbis, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.