Rodrygo já anotou 9 gols na temporada e é o principal jogador do time aos 17 anos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos não quer abrir mão da sua principal joia: o atacante Rodrygo, de 17 anos. Com apenas 29 jogos pelo time profissional, o raio santista já despertou interesse dos dois maiores clubes do futebol europeu: Barcelona e Real Madrid. Os dois gigantes já iniciaram conversas para contratar o jovem atacante, que só poderia se transferir para a Europa em janeiro, quando completa 18 anos.

“Existe proposta na mesa, mas tem todo um rito que temos que seguir. Não está nada aprovado. Depende não só do Comitê Gestor, mas também do Conselho Deliberativo. Vamos colocar em plenário e vai ter votação. A ideia é vender pela multa, é 40 milhões para o Santos e não tem como sair disso. Falta oficializarem e pagarem a multa”, revelou o presidente José Carlos Peres.

O trunfo do Peixe para segurar Rodrygo é montar um projeto de carreira para o jogador, como foi feito para Neymar, com gatilhos por metas alcançadas e projeto de marketing. Mesmo assim, o presidente não está otimista em manter a joia.

“Estamos montando projeto para oferecer a família, mas depende dos pais e do próprio jogador. Fazer em torno dele um projeto de marketing, né? Isso traria mais torcedor. A família é de caráter excepcional, o menino tem uma boa educação, mas não deu para sentir se eles topam um projeto para ficar no Brasil. Interesse é segurar, mas temos que ver o lado dele. É difícil segurar.”

Se não for possível segurar o atacante por mais tempo na Vila Belmiro, a ideia é fazer uma acordo nos moldes do que foi feito entre Real Madrid e Flamengo no caso Vinicius Junior. A equipe carioca negociou o atacante com os espanhóis em maio de 2017, mas o jogador permanecerá emprestado do Flamengo, a princípio, até o meio de 2019, mesmo completando 18 anos e podendo se transferir já em julho deste ano.

“Ele tem de estar aqui até os 18 anos, segundo a Fifa. No mínimo ele vai ficar um ano, se ele for vendido. O Vinícius Junior teve um projeto em que está até hoje no Flamengo. Se ocorrer a venda dele, queremos pelo menos dois anos. Se não conseguir, um ano, até junho do ano que vem”, explicou Peres.

O valor da multa de Rodrygo é de 50 milhões de euros, dos quais 80%, ou seja, 40 milhões (180 milhões de reais), cabem ao Peixe. Segundo o presidente, o Santos não irá liberar o jogador por valores abaixo da multa.