Área da Cosipa em São Vicente que pode se transformar no futuro Centro de Treinamento do Santos (Crédito: Reprodução Google Maps)

Já com o aval do Comitê Gestor, o presidente José Carlos Peres quer dar andamento na construção do novo CT do Santos, em São Vicente. O Peixe ofereceu R$ 43 milhões parcelados pela área de 280 mil metros quadrados, mas tem concorrência da empresa de logística TRX, que ofereceu R$ 40 milhões à vista e teve sinal da verde da Associação de Funcionários da Cosipa – AFC para a compra da área. A informação foi publicada pelo LANCE! e confirmada pelo DIÁRIO!

A diretoria do Santos, no entanto, segue otimista. A Lei orgânica do município de São Vicente não permite a ocupação da área para atividade logística, que é a intenção e área de atuação da TRX. O prefeito da cidade, Pedro Gouvêa (PMDB), é um dos aliados do Peixe na luta pela área. Ele, inclusive, tem reunião agendada com o presidente do Santos, José Carlos Peres, na próxima semana.

Nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, José Carlos Peres deixou claro que o Santos não irá gastar um centavo caso a proposta de compra do terreno seja aceita pela AFC.

“O Santos não vai botar um tostão no CT. A princípio é CT da base. Isso melhora o patrimônio líquido do clube. O CT é um trabalho muito importante feito pelo Andrés Rueda, que foi meu adversário e integra o comitê gestor. Já é antiga, já passou por duas gestões anteriores e está meio parado. Fizemos uma proposta e se vocês olharem no contrato, ele diz que se o clube aceita, passará pelo Conselho Deliberativo. Eu faço questão que passe. É um ótimo negócio pro clube, mas é importante que todos entendam da mesma forma para que as coisas caminhem de forma ética, transparente, clara, sem problema nenhum.”

A ideia do presidente é que empresas patrocinem o Peixe na compra do terreno. Apesar de Peres fazer questão que a proposta passe pelo Conselho Deliberativo, isso não é uma obrigação. De acordo com o estatuto do clube, o Conselho não precisa aprovar para que a área seja adquirida.

Apesar da ideia de que seja um CT para a base, o DIÁRIO DO PEIXE apurou que há um projeto do Comitê Gestor para transformar a área em um CT de referência no Brasil. Para Peres, a construção da área pode ajudar a equilibrar as dívidas do clube.

“Há um equilíbrio entre a dívida e o patrimônio do clube. Nós estamos caminhando para equalizar o clube. Não dá para você tocar um clube como era tocado. Tem que ter responsabilidade. Se você fatura 100, não pode gastar 200. Como eles faziam isso? Vendiam seu estoque. Pegavam seus melhores jogadores e vendiam. Por isso o Santos não ganhava título. Porque ficava enfraquecido. Precisamos pensar no Santos, que é um grande clube, até no exterior. Teve a visita do dono do PSG. A primeira coisa que ele falou no Brasil que só sabia do Santos. Essa instituição precisa ter mais respeito. Isso dói? Dói!”, lamentou.