Robinho Jr estreou pelo Santos em amistoso (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O atacante Robinho Jr estreou pelo Santos na vitória sobre a Desportiva Ferroviária por 3 a 1, no Kleber Andrade, em amistoso, nesta quinta-feira (10). O camisa 7 entrou aos 23 minutos do segundo tempo e participou da criação do terceiro gol, marcado por Diego Pituca. Ou seja, um jogo e uma assistência pelo principal.

Durante a temporada, ‘Juninho’, como é conhecido’, já vinha treinando com o time de cima com frequência e inclusive com carinho de Neymar. Foi inscrito no Paulistão e está inscrito no Brasileiro. Durante esse período, entrou na Copinha e vem se destacando nos jogos do Sub-20, já sendo pedida da torcida.

Ano passado, ele completou 16 anos e assinou o primeiro contrato profissional, que é o vínculo atual, válido até abril de 2027. Há algumas semanas, o Departamento de Futebol de Base está negociando a prorrogação e segue confiante em finalizar uma renovação do garoto. Foi em 2024 que ele começou a ganhar mais espaço nas categorias de base e se destacar pelo Campeonato Paulista e Copa Buh.

HISTÓRICO

Robson de Souza Junior é nascido em 17 de dezembro de 2007. Conhecido como ‘Juninho’, o garoto pediu para ser chamado de Robinho Jr. O atacante chegou ao Santos em maio de 2022, após voltar a morar no Brasil e foi aprovado em uma avaliação. No dia 1 de junho daquele ano, o contrato de formação do garoto foi publicado no BID da CBF.

Porém, como o Peixe é o primeiro clube da carreira do atleta, a avaliação da comissão técnica na época foi de que ele ainda precisava de desenvolvimento por ter ‘começado tarde’. Ele teve apenas dois jogos pelo Paulista Sub-15. No ano retrasado, Juninho não chegou a disputar jogos do Paulista Sub-17 por ser do primeiro ano da categoria e estar no ‘ano ruim’.

No ano passado, começou a ganhar mais espaço nas categorias de base e se destacar pelo Campeonato Paulista e Copa Buh. Já neste ano, começou a treinar com o elenco profissional, inclusive com o carinho de Neymar Jr e caiu nas graças da torcida. Ele foi inscrito no Paulistão e está inscrito na lista do Brasileiro.

No entanto, apesar de entender que tem um potencial em mãos, o Alvinegro ainda toma cautela, principalmente física, e não quer ‘pular etapas’ com o atleta. Atacante de lado, Juninho é filho de Robinho, bicampeão brasileiro e campeão da Copa do Brasil, entre outros, com a camisa do Santos. O ex-jogador está preso por participar de um estupro coletivo na Itália.

Leia também: CBF define datas para semifinais do Brasileiro A-2; Veja os jogos entre Sereias e Atlético-MG

Veja os números de Robinho Jr pelo Santos (em jogos oficiais):

  • 2022: 2 jogos pelo Paulista Sub-15
  • 2024: 9 gols em 21 jogos pelo Paulista Sub-17 | 2 gols em 3 jogos pelo Brasileiro Sub-17
  • 2025: 1 gol em 2 jogos pela Copinha | 2 gols em 8 jogos pelo Paulista Sub-20 | 3 gols em 10 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 1 amistoso