O presidente José Carlos Peres pode ser afastado do cargo nesta segunda (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Conselho Deliberativo do Santos vai votar na noite desta segunda o parecer da Comissão de Inquérito e Sindicância do clube sobre as contas da gestão de José Carlos Peres em 2019. As contas já foram reprovadas no Conselho por 171 a 3 e o parecer da CIS pediu o afastamento de todo o Comitê de Gestão, exceto o vice-presidente Orlando Rollo.

O DIÁRIO DO PEIXE entrou em contato com todos os pré-candidatos para a eleição do clube neste ano, prevista para a primeira quinzena de dezembro, para pedir um posicionamento sobre o assunto. Entre todos, apenas Ricardo Agostinho não faz parte do atual Conselho. Todos os outros vão votar na reunião desta noite.

Confira o posicionamento, por ordem alfabética.

Andres Rueda – “O Santos Futebol Clube vive hoje mais um dia delicado em sua história. Desde a eleição de José Carlos Peres, a instabilidade política tem sido a regra dentro do clube, o que, com toda a certeza, atrapalha também o nosso desempenho esportivo.

Nos primeiros meses de 2018, fiz parte do Comitê de Gestão de Peres na esperança de conseguir avançar alguns pontos básicos para a governança do Peixe. Apesar de ter implementado alguns avanços, como o Regimento Interno do CG, ficou claro para mim que o presidente não tinha o interesse e a capacidade de colocar o Santos onde queremos.

Ainda assim, em meados de 2018, era difícil prever o futuro e saber que chegaríamos a um ponto tão delicado como estamos hoje: com seguidas punições na FIFA, sem poder inscrever novos atletas e sem credibilidade mundo afora. Se soubéssemos desse desfecho, é possível que os sócios já tivessem tirado Peres do poder no processo de impeachment de 2018, inclusive eu.

Passados mais de 2 anos, porém, hoje essa necessidade é indiscutível. Basta analisar as demonstrações financeiras de 2019 para percebermos que hoje os conselheiros devem aprovar o parecer da CIS e recusar novamente o balanço do ano passado. Este será o meu posicionamento: pela abertura do processo de impeachment de José Carlos Peres. Futuro não se prevê, porém passado se julga”.

Daniel Curi – “Acompanharei o bem fundamentado parecer exarado pela Comissão de Inquérito e Sindicância”.

Esmeraldo Tarquínio – “O Conselho não pode servir de parque de diversões de quem não quer o bem do clube.
Nós temos que decidir o futuro do clube hoje. A limpeza começa agora”.

Fernando Silva – “Hoje temos uma importante reunião do ECD. O SFC não suporta mais a continuidade dessa gestão que é um verdadeiro desastre. Lamentavelmente, seguiu o caos implementado pelas 2 gestões anteriores. Acabaram com todos os fundamentos de uma boa administração, sendo certo , ainda que os fatos narrados no relatório são extremamente graves. Vou manter a mesma posição do processo anterior votando a favor do impeachment no Conselho e na Assembleia de sócios”.

Miltinho Teixeira – “Hoje na reunião do Conselho Deliberativo do Santos F.C, iremos votar o Parecer da Comissão de Inquérito e Sindicância. Os membros da referida comissão em brilhante trabalho e, após apreciação das defesas apresentadas pelos membros do Comitê de Gestão, concluíram pela aplicação de penalidades previstas no estatuto social do clube em razão de irregularidades e atos de gestão temerária que comprometem e impactam a administração do Santos. O Santos aderiu ao Profut e incluiu no seu Estatuto o afastamento do Presidente eleito por atos de gestão temerária. Assim, votaremos a favor do Parecer, em especial, para que a moralidade e o cumprimento das regras do Santos e da Lei sejam respeitados!”

Ricardo Agostinho – “O Santos precisa passar por um processo de ajuste de rotas. Obviamente que a votação de hoje busca ativar esse processo. O que não podemos é, amparado em um processo administrativo, causar desdobramentos abruptos e preocupantes para a gestão e mesmo para o futebol. Quem vai votar sabe a responsabilidade que tem. As pessoas que são alvo dessa votação também deveriam ter tido”.

Rodrigo Marino – “Entendo que a reunião do Conselho Deliberativo desta noite seja uma das reuniões mais importantes deste triênio. Será apresentado um relatório pela Comissão de Inquérito e Sindicância que pode até afastar de imediato o presidente do executivo do clube. O rito deve ser apresentado pelo Presidente da Mesa do Conselho Deliberativo, com devido respaldo da Comissão de Estatuto. E ai votaremos. Quero salientar que a votação de hoje é uma etapa que se iniciou com a segunda reprovação das contas do atual presidente. No exercício de 2018 o atual presidente teve as contas reprovadas e não tínhamos em nosso Estatuto nenhum dispositivo que pudesse afastar o Presidente do comando do clube. Porém, o Estatuto foi adequado às Normas do PROFUT e agora o clube tem esta previsão estatutária conforme a Lei Federal prevê. Sem entrar em méritos que não fazem parte da discussão e da pauta de hoje, entendo que o atual presidente precisa para o bem do clube ser afastado de imediato e novo processo de impeachment instaurado, sob pena de termos até o final do ano ainda mais problemas do que os atuais. Não dá mais para esperar, o clube sangra hemorragicamente”.

Vagner Lombardi – “O Santos não aguenta mais os atuais gestores. Infelizmente, o Clube vem sofrendo com péssimas administrações e isso ocorre há mais de uma década. Se todos os Gestores que Lesaram o Clube tivessem sido punidos de forma exemplar tenho certeza não não estaríamos passando por isso hoje. Este processo é fruto de uma incompetência, falta de Transparência e desconhecimento do Clube por parte dos que o Administram, o Santos sangra e ninguém lá se importa”