Torcida Jovem do Santos fez diversos protestos recentes cobrando melhora do Santos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

A Torcida Jovem do Santos voltou a se manifestar de forma contundente após o empate do clube com o CRB por 1 a 1, nesta quinta-feira (1), na Vila Belmiro, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. O presidente da organizada, Jefferson Silvano, fez um post no Instagram criticando a diretoria, especialmente o presidente Marcelo Teixeira, e questionando a falta de diálogo com os torcedores.

A declaração de Jefferson foi uma resposta ao pronunciamento feito por Teixeira após o resultado. O mandatário havia pedido paciência à torcida, alegando que o clube está em processo de reconstrução. A fala não agradou ao presidente da maior organizada santista, que respondeu duramente.

“Já usamos todos os canais possíveis para expressar nossa insatisfação. O que vocês estão vendo é revolta popular! Canal de diálogo só está aberto quando os dois lados conversam, não adianta a torcida falar se quem tem que responder deixa a gente na voz! Hoje é um técnico novo, ontem um CEO, antes eram os jogadores. Enquanto isso os santistas agonizam. Estamos sendo resilientes há 8 anos. Fé e união temos desde 1912, o momento é de conexão com a realidade do seu povo e ação imediata!”, afirmou Jefferson Silvano, que também xingou o presidente do Santos em outro trecho da fala.

O jogo desta quinta-feira foi marcado por fortes protestos nas arquibancadas e confusão nos arredores da Vila. Após o apito final, torcedores entoaram gritos de insatisfação nas arquibancadas. Do lado de fora do estádio, a Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. Alguns torcedores revidaram com fogos de artifício, gerando confronto. A situação pode levar o clube a sofrer punições.

A pressão sobre a diretoria já vinha crescendo desde segunda-feira (28), quando torcedores invadiram o CT Rei Pelé. O grupo entrou pelo portão próximo ao campo 3 e chegou até o campo 2, onde treinavam os jogadores reservas e não utilizados no jogo contra o Red Bull Bragantino. Os titulares, que atuaram na derrota, estavam em atividades internas.

Durante a invasão, Jefferson Silvano discursou diretamente aos atletas, ao CEO e a membros da comissão técnica. Um vídeo publicado pela própria Torcida Jovem mostra o momento em que o presidente da organizada cobra melhores resultados e mais entrega da equipe. No discurso, ele afirmou que a torcida estaria ao lado do time, mas que seria necessário “corresponder com futebol”, principalmente dentro da Vila Belmiro.