Novo projeto seria perto do Porto da cidade de Santos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O presidente Marcelo Teixeira descartou a possibilidade de construir um novo estádio fora da Vila Belmiro. O tema foi discutido em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo na noite desta quinta-feira (8).
Durante o encontro, Teixeira apresentou os estudos realizados pela construtora WTorre e pela Prefeitura de Santos, que apontaram dificuldades técnicas para viabilizar a construção de um estádio em outras regiões da cidade. Entre os pontos destacados estão a ausência de infraestrutura adequada, impedimentos legais e a presença de áreas habitadas que não poderiam ser desocupadas.
Apesar da justificativa, conselheiros contrários à demolição da Vila defendem que existem alternativas viáveis, como terrenos no Valongo, Macuco e no fim da Avenida Conselheiro Nébias, próximos ao Porto de Santos. Segundo esse grupo, esses locais teriam condições de receber um estádio com capacidade para 40 mil pessoas, estacionamento e estrutura para eventos de grande porte.
Esses conselheiros alegam que, segundo informações obtidas com a Secretaria de Meio Ambiente do município, a área avaliada custaria cerca de R$ 190 milhões e poderia ser negociada com ajuda da Prefeitura. Eles também afirmam que a proposta chegou a ser discutida com o prefeito Rogério Santos, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa e o pai do atacante Neymar.
O grupo argumenta que os R$ 200 milhões esperados com a venda de cadeiras cativas, exigência da WTorre para o início das obras, poderiam ser usados para bancar a construção de um estádio por meio de licitação com outras empresas ou mesmo para aquisição de terreno.
Desde o início das negociações, Teixeira havia se comprometido com os conselheiros a apresentar os detalhes do projeto assim que o novo Memorando de Entendimentos (MOU) fosse assinado com a construtora WTorre, o que ocorreu no último dia 11 de abril. Esta foi a primeira reunião do Conselho após a assinatura do novo documento.
Com o fim da reunião, o Santos soltou em seu site um comunicado detalhando mais sobre o projeto da nova arena na Vila Belmiro. O novo estádio teria capacidade para 30 mil pessoas e o projeto arquitetônico já está definido, mantendo assentos cobertos e diversidade de produtos.
“A gente tem um lado histórico, um lado da tradição. Por aqui jogaram grandes astros do futebol mundial. É um dos principais pontos turísticos do país e que deve ser revitalizado, assim poderemos dar mais conforto, mais segurança e beleza. Não queremos apenas preservar, queremos modernizar e incrementar através de um equipamento importante, que resultará em um benefício também financeiro, para que o Santos FC continue com os seus projetos e seus planos ligados ao futebol”, disse o cartola santista.
O presidente do Conselho Deliberativo do Peixe, Fernando Reverendo Vidal Akaoui, ressaltou a importância do encontro, cujo objetivo foi compartilhar ainda mais o projeto com os conselheiros.
“Hoje houve um maior detalhamento não apenas do projeto conceitual da arena e mostrou que os conselheiros gostaram muito do que viram, mas também os detalhes da parceria. Foram realizadas significativas alterações, benéficas para o Santos FC. Aconteceram também ajustes bastante sensíveis com relação aos percentuais na distribuição dos lucros de jogos e eventos da nova arena”, finalizou o dirigente.
Muda de cidade ou morre. Simples asism.
Já está agonizando.
Mais mentiras e enrolação…
O clube afundando é esse grupo continua alimentando essas mentiras é sempre assim qdo a merda tá grande eles vem com este conto de fada senta que lavem história
Este projetinho será a sentença de morte do clube, RIP Santos FC.
O Santos tem que vir pra capital
Eu não sei pq insistem em querer estádio para 40 mil , não conseguimos encher a espelunca Belmiro,
A Belmirolandia agradece.
Eu pelo menos não acredito em mais nada, que venha desse bando de safados, só tem conversa, um bando de falastrão, resultado na pratica jamais veremos.
Se fosse para fazer já teriam feito, realmente essas notícias sempre chegam pra aliviar a barra do time futebol, veja o bragantino, já não joga mais no seu estádio, vai demolir e pronto, todos as pessoas com um pouco de neurônios sabe que o lugar da vila, grandes jogos, não comporta um estádio maior, não tem lugar estacionamento, deixo o carro bem longe quando vou, não vão demolir aquelas casas em volta, pq não no abc , pensar grande sr presidente
Ahahaha esse conselho é uma piada. Macuco Arena, Valongo Stadium ou Estuário Camp? Nenhum, melhor manter a vila belmiro fincada no meio de ruas estreitas e manter o clube agonizando. Essa velharada não coça o cú pra sair da cidade e acha que vai dar certo fazer estádio pra 40 mil pessoas numa cidade falida, repleta de velhos querendo esquentar a hemorróida na manguetown, a próstata morta desses velhos rabugentos é fiel aos camarotes fidelizados de vila belmiro.
Papo de bairrista, estão querendo aumentar o valor imobiliário do bairro, ridículo como essa corja só diminui o santos do tamanho do bairrinho
É óbvio que a família chupa cabra não quer um Santos FC com possibilidades de voar, quer manter ele ali debaixo do seu cabresto. A família Teixeira É UM CANCER na vida do Santos FC !!!
Comentários sem sentido.
Entrem no maps e façam as contas:
Do ABC pra Vila Belmiro são 57 min.
Do ABC pro Pacaembu são 56 min.
Do ABC pra arena Barueri são 63 min.
“Ah, tem pedágio caro pra Baixada”.
Virem sóciorei que tem ônibus do clube em dias de jogos.
Muita reclamação e pouco apoio pro clube.
Santos é de Santos.
Quem é Santos FC vem pra Santos, não fica reclamando.
Só faltava agora esse papo de um estádio de 40 mil em outro lugar, uma vila com 30 mil tá bom demais, se precisar abrigar mais torcedores jogariamos em SP alias se a proposta do estádio para 40 mil fosse em SP ai sim tudo bem. 30 mil tá bom demais e duvido que passariamos de mais 20 mil por jogo, hoje nosso público gira em torno de 10 mil. Põe logo em votação a aprovação da nova vila e deixa os sócios votarem.
E IMPOSSÍVEL O ESTÁDIO SER ONDE MOSTRA A MAQUETE, POIS EXISTEM DOIS TERMINAIS DE CARGA NO MESMO LOCAL, UM DELES INCLUSIVE E ALFANDEGADO.
O Santos não aguenta mais 3 a 4 anos jogando fora da Vila e sem ter um estádio em S. Paulo para jogar !!!!
Um dos grandes motivos da queda do Santos foi a partir do fechamento do Pacaembu. Ficamos jogando para 10- 15 mil pessoas na Vila.
O jogador sente o clube se apequenando e se acovarda tambem. Sabe que vai ter problema de receber os salários e fica naquela.
O clube finge que paga e o jogador finge que joga. !!!!!!!!!!
Como é raro ver santista lúcido …
De fato o fechamento do Pacaembu foi determinante na queda do Santos FC.
O Pacaembu era A UNICA COISA que fazia os jogadores do Santos eventualmente lembrarem que estavam em um time grande pois todo o resto no Santos FC da belmirolandia remete a um time médio / pequeno.
Sem o Pacaembu sobrou apenas a pequenez belmirolandiana e os jogadores não conseguiram mais diferenciar o Santos da ponte preta
A perda do Pacaembu foi catastrófica para o Santos em vários aspectos mas 90% da torcida do Santos não tem inteligência nem conhecimento de história suficiente pra entender isso …
Pior que o Santos deixou de ter a concessão do Pacaembú por pura burrice e provincianismo destes diretores e conselheiros, o time já é fraco e não ganha de nínguém, imagine ficar jogando 3 anos sem estádio e tendo que negociar jogo a jogo onde vai jogar, vai cair pra série C.
Essa reforma tão sonhada da Vila Belmiro nada mais é que um novo gatômetro, abrigo pra gato mais decente do Planeta. Arena Gatõmetro vem aí, nunca pensei que um time que já teve Pelé e sua máquina de jogar futebol, fosse um dia terminar dessa maneira.
Bla – Bla – Bla – Bla
Pinoquios
Belmirosauros.
O MentTiroso de sempre.
Parte do lucro da wtorre vira da demolição da espelunca Belmiro, por isso não abrem mão do local.
No fundo eles sabem que precisam ganhar o que for possível na demolição/ construção da nova espelunca Belmiro pois a demanda local pra tudo é bem pequena o que coloca em dúvida o retorno do empreendimento após estar pronto
Não a toa o custo estimado saltou de 300 pra 700 mesmo o projeto sendo a mesma porcaria (18 mil lugares em pé , 12 mil sentados dos quais 10 mil serão cadeiras cativas )
Vão tentar tirar tudo que der na construção , o que vier depois será lucro
Para o Santos FC é apenas a continuação da maldição da vila Belmiro , uma âncora na história do clube que vai comprometer 700 milhões das receitas do clube nos próximos 30 anos a troco de ter um estádio ladrão xv de Piracicaba num local onde aumentar o preço do ingresso em 20 reais significa reduzir a média de público pela metade pois a demanda local é minúscula ( torcida local do Santos é menor que a torcida da portuguesa na cidade de sp )
Incrível como os dirigentes do Santos e as pessoas que os cercam odeiam o Santos FC.
Marcelo Teixeira é como um Tumor Maligno.
Começa pequeno e vai crescendo até que não existe mais possibilidade de salvação.
O Santos esta quase nesse ponto…
Não existe mais possibilidade de salvação..
Os sócios que elegeram esse Tumor Maligno tem que deitar no travesseiro e pedir perdão a todos os santistas por trazer de volta esse lixo de Presidente.
Cai no conto do Vigario quem quer é infelizmente os sócios caíram no conto do Vigarista.
Sujeito irresponsável, mentiroso e ultrapassado.
Eu como Santista sempre vou torcer pelo Santos esteja ele onde e como estiver mas nas mãos dessa Belmirolandia Maldita esqueçam.
Agora ele já está falando que a comercialização será daqui a 4 meses quando acaba O memorando de intenções assinado pelo Encantador de OTARIOS Andres Rueda.
Vocês acreditam mesmo em nova Arena com Marcelo Teixeira ?
Acreditam numa arena no ABC ?
Eu não acredito mais nem na reforma dessa Gaiola que é a Vila Belmiro.
Torcedores e concelho tem que analisar o que é melhor para o Santos fc e não o que o presidente quer para seu ego a família Teixeira também tem participação na falência do clube
Torcedores santistas vocês tem que participar mais da vida ativa do clube como m inteligência coerência e passividade pote com eficiência.
Entre no site tudo digita Marcelo Pirillo Teixeira vai aparecer ações judiciais que o presidente que julga amor ao Santos fc que ainda quer imputar se filho viela abaixo para um dia dirigir o clube. Se ele ama o clube e sabe da situação financeira que ele e sua família de anos anteriores também enterrou o clube. Desiste das ações!!
Envestiguen essa reunião das organizadas com a diretoria não passa de uma armada mais uma vez.
Diário do peixe cortou informações importantes queria sei.
Entrem no site tjsp consultas processuais nome da parte Marcelo Pirillo Teixeira vai aparecer ações que ele te contra o Santos fc não é segredo de justiça .
Já encheu isso ai, se o Santos for jogar durante 02 ou 03 anos sem estádio próprio e tendo que negociar jogo a jogo um estádio pra jogar vai cair para a série C, o certo é fazer o estádio em outro lugar seja onde for para que o SAntos continue mandando os jogos na Vila já que por incompetência geral perderam a oportunidade de ter a concessão do Pacaembú, se tivessem administrando o Pacaembú poderiam ter feito uma reforma para mais lugares e agora poderiam derrubar a Vila, burros demais.
O NEFASTO MT QUER ACABAR DE VEZ COM O SFC!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O estádio tem que ser na capital ou em outro lugar menos na vila Belmiro e pelo menos 40 mil lugares um estádio para 30 mil já não pode fazer nem a final da libertadores
Que alternativas viáveis existem para o projeto atual?
i) O uso do Pacaembú não parece uma alternativa possível (nem agora nem antes). A prefeitura de SP concedeu o espaço à gestão privada. O Santos não se qualificaria como entidade privada para reformar e gerir o estádio. Como o clube associativo arrecadaria recursos para isso? Agora, caso queira mandar seus jogos no estádio, terá que negociar com a entidade privada vencedora da licitação, o que me parece uma opção pouco viável financeiramente. A gestora também não parece muito acolhedora ao uso do estádio para eventos futebolísticos;
ii) a construção de um novo estádio (em Santos, Cubatão, ABC), segundo as informações disponíveis, seria mais custosa do que a alternativa escolhida. Além da prospecção de terreno, seria necessário um conjunto de licenças e desapropriações, além de intervenções urbanísticas no entorno, que exigem muito tempo e dinheiro. Nesse cenário, o Santos ficaria com dois estádios, pagando pela construção do mais novo (e usufruindo pouco da renda obtida) e teria que arcar com os custos de manutenção do mais velho. Vender, demolir, dar outro uso ao antigo estádio? É possível, mas não me parece coisa simples. Quaisquer alternativas sofreriam com longa espera na esfera judicial e administrativa. Enquanto isso, os custos entrariam na conta do clube;
iii) chega-se à alternativa escolhida, demolir o estádio e construir um novo no mesmo local. Não tenho tanto conhecimento quanto os ilustres colegas que comentam aqui, mas me parece que, ainda que o projeto tenha inúmeros problemas, essa é a opção mais viável em comparação com as outras. Mas não sei se a gestão do MT tem empenho ou capacidade para tirá-la do papel.
Na época o Dória queria que a parceria fosse com o Santos, poderiam sim se qualificar, o Botafogo antes de ser SAF pegou a gestão do Engenhão, faltou visão a diretoria da época, se teve algum outro problema e alguém saiba por favor nos esclarecer aqui,
Não houve outro motivo que não as exigências previstas na concessão. A reforma do Pacaembú custou mais de R$ 800 milhões de reais. E o espaço não pertence à empresa (no caso, Allegra). É apenas a concessionária, tem o direito de explorar o espaço por 35 anos.
Rapaz, 800 milhões para reformar um estádio e ainda ficou menor? Que coisa sem sentido, sim e eu sei que ela é só a concessionária o Botafogo também é só concessionário do Engenhão até onde sei.