Pelé marcou seu milésimo gol num jogo no Maracanã (Crédito: Reprodução)

O presidente do Brasil, Lula, sancionou a Lei 14.909, de 2024, nesta terça-feira (02), que institui o Dia do Rei Pelé, a ser celebrado anualmente no dia 19 de novembro, mesma data em que o Rei marcou o milésimo gol da sua carreira. O ídolo do Santos é símbolo do futebol brasileiro e tem três títulos de Copa do Mundo na carreira.

Para o ministro do Esporte, André Fufuca, o reconhecimento é fruto da brilhante carreira do Rei.

“O Rei do Futebol, nosso eterno Pelé, recebeu justa homenagem por tudo o que fez pelo Brasil. O dia 19 de novembro será uma data para todos celebrarmos a memória e o legado do maior jogador de futebol da história”, comemorou.

Na proposta, os autores do projeto destacam que Pelé se tornou uma “instituição nacional”, sendo denominado “Rei do Futebol” e reconhecido no meio esportivo como o “Atleta do Século”. Ele também venceu o prêmio de “Melhor Jogador de Futebol do Século XX.”.

A norma é resultado do Projeto de Lei 5.867/2023, da Câmara dos Deputados, e aprovada em maio pela Comissão de Esporte do Senado (CEsp). O Rei Pelé faleceu no dia 29 de dezembro de 2022 vítima de complicações de um câncer e deixou uma legião de fãs de luto.

Leia também: