
Pelé marcou seu milésimo gol num jogo no Maracanã (Crédito: Reprodução)
O presidente do Brasil, Lula, sancionou a Lei 14.909, de 2024, nesta terça-feira (02), que institui o Dia do Rei Pelé, a ser celebrado anualmente no dia 19 de novembro, mesma data em que o Rei marcou o milésimo gol da sua carreira. O ídolo do Santos é símbolo do futebol brasileiro e tem três títulos de Copa do Mundo na carreira.
Para o ministro do Esporte, André Fufuca, o reconhecimento é fruto da brilhante carreira do Rei.
“O Rei do Futebol, nosso eterno Pelé, recebeu justa homenagem por tudo o que fez pelo Brasil. O dia 19 de novembro será uma data para todos celebrarmos a memória e o legado do maior jogador de futebol da história”, comemorou.
Na proposta, os autores do projeto destacam que Pelé se tornou uma “instituição nacional”, sendo denominado “Rei do Futebol” e reconhecido no meio esportivo como o “Atleta do Século”. Ele também venceu o prêmio de “Melhor Jogador de Futebol do Século XX.”.
A norma é resultado do Projeto de Lei 5.867/2023, da Câmara dos Deputados, e aprovada em maio pela Comissão de Esporte do Senado (CEsp). O Rei Pelé faleceu no dia 29 de dezembro de 2022 vítima de complicações de um câncer e deixou uma legião de fãs de luto.
Leia também:
Parabéns ao Ministro, é preciso sempre lembrar de brasileiros que fizeram algo importante, Pelé colocou o Brasil no mapa do Mundo, antes para os gringos a capital do Brasil era Buenos Aires, com as conquistas do mundial de 58 e os feitos pelo Santos, nas excursões, como parar uma Guerra.
Parabéns ao Governo Federal por essa bela homenagem ao maior atleta de todos os tempos!!! Viva Pelé!!
Sanciona com “S” no título é alguma menção a Sansão ou só um crime contra a ortografia? Temo que a alternativa B seja a correta. O “Diário do Peixe” parece que está sendo editado por DeGusmão, o Inimputável. Tá f…
“””Sansiona””” foi forte heim Laura Marcello….
Não se pode esperar nada de um presidente e seu ministro Fufuca analfabeto em dose dupla. Vejo o Satanás tentando fazer marketing em cima de uma figura divina.