Em 1965, Pelé fez dois e ajudou o Santos a bater o Independiente no Torneio de Caracas (Crédito: Reprodução)

“Na década de 60 o Independiente vencia até o Santos de Pelé”. Quem nunca ouviu essa frase? O “Rei de Copas”, como é chamado o time argentino por ter conquistado sete vezes a Copa Libertadores da América, jogou cinco vezes contra o time do Peixe da década de 60 e saiu vencedor em três oportunidades. No entanto, o Rei do Futebol esteve presente apenas em dois duelos.

Em 1961, os rivais se enfrentaram pela primeira vez no torneio Pentagonal do México. Sem Pelé, o Peixe enfiou sonoros 4 a 1 nos argentinos, gols de Zito, Coutinho, Dorval e Pagão, para o delírio das 70 mil pessoas presentes no Estádio Universitário da Cidade do México.

Três anos mais tarde, o Independiente teria sua glória. Em jogo amistoso durante a excursão do Santos pela América do Sul naquele ano, os argentinos bateram o esquadrão santista com Pelé em campo. O placar foi de 5 a 1 para os donos da casa e o gol santista foi anotado por Almir.

Ainda em 1964, os argentinos voltaram a encontrar o Santos nas semifinais da Copa Libertadores da América. Sem nunca ter ganho o torneio até então, eles eliminaram o Santos, atual campeão, vencendo por 3 a 2 no Maracanã e 2 a 1 no estádio Libertadores da América. Os gols santistas foram anotados por Pepe, Peixinho e Toninho Guerreiro. Nesse confronto, apenas Pepe do famoso ataque santista atuou: Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pelé não estiveram em campo.

No ano seguinte, em 1965, o Rei do Futebol ‘deu o troco’. Santos e Independiente se enfrentaram no torneio de Caracas, na Venezuela, e o Peixe aplicou 4 a 0 no rival, com direito a dois gols de Pelé e de dois de Toninho Guerreiro (até hoje artilheiro do confronto com três tentos).

O Santos começará a escrever um novo capítulo desta história contra o Independiente nesta terça-feira, às 21h45, no estádio Libertadores da América, em Avellaneda, na Argentina, pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América.

Retrospecto geral

Ao longo de toda a história, Santos e Independiente já se enfrentaram 13 vezes e a vantagem é dos argentinos. Foram quatro vitórias do Peixe, três empates e seis derrotas, com 19 gols anotados e 23 sofridos. Um detalhe interessante é que, além de duelaram no Brasil e na Argentina, as equipes já se enfrentaram em outros quatro países: México, Venezuela, Equador e Itália.

A excursão europeia se deu em 1985, quando os clubes se enfrentaram em uma competição denominada Super Copa dos Campeões Mundiais. O jogo terminou em empate de 1 a 1, gol de Lima, e o Peixe foi derrotado nos pênaltis.

O último confronto ocorreu em 1995, pela Supercopa da Libertadores da América, quando os times empataram tanto na Argentina (1 a 1, gol de Jamelli) quanto no Brasil (2 a 2, dois gols de Giovanni). Novamente a decisão foi para os pênaltis e deu Independiente. Foram as únicas duas vezes em que os rivais decidiram nos pênaltis.