
Damião é um dos motivos da dívida com Doyen (Crédito: Santos FC)
Se o Santos tivesse organizado suas finanças, poderia ter construído um novo estádio com recursos próprios. Pelo menos é o que indica um relatório apresentado na última reunião do Conselho Deliberativo do clube, na noite da última segunda-feira (14).
No relatório apresentado, o clube pagou, entre 2013 e 2019, R$ 384,7 milhões ao fundo de investimentos Doyen pela negociação envolvendo a contratação do atacante Leandro Damião. O documento produzido pelo Grupo de Avaliação de Riscos e Perdas e foi lido pelo conselheiro Marcelo Camargo Milani.
A dívida começou com a compra dos direitos econômicos do atleta junto ao Internacional, custando 13 milhões de euros. Porém, em fevereiro de 2014, clube e fundo de investimento firmaram que o valor ideal para a venda de Damião pelo Peixe teria que ser de 18 milhões. À época, caso o jogador saísse por um valor superior a esse, o Santos teria direito a 20% do lucro (diferença entre o valor de venda e o dinheiro investido na contratação, acrescido de juros).
Porém, o problema maior começou em 2015, quando o jogador entrou em litígio com o Peixe e foi à Justiça para conseguir a rescisão de contrato. A Doyen, então, entrou com uma ação para cobrar pelos valores não obtidos, já que o atleta deixou o clube por quebra de contrato. O Santos foi condenado a ressarcir o fundo de investimentos em 18 milhões de euros, além de juros, que elevaram os valores para 27 milhões. Além disso, gestões anteriores comprometeram direitos econômicos de outros atletas para tentar abater a divida.
No relatório ainda, é explicado que os valores referentes ao mecanismo de solidariedade envolvendo o meia Felipe Anderson, por exemplo, foram todos repassados diretamente à Doyen. Todos os recebíveis pelo patrocínio master de 2017 também teriam sido comprometidos com a dívida.
Em 2019, a gestão José Carlos Peres entrou em acordo para quitar a dívida restante com a Doyen, então fixada em 15 milhões de euros, que deveria ser paga em 3 parcelas. A diretoria do Peixe honrou com os dois primeiros pagamentos, no total de 10 milhões de euros, mas deixou de quitar a última parcela. O não pagamento da última parcela fez a dívida ter acréscimos de juros, que elevaram o valor novamente para 15 milhões de euros.
O conselheiro finalizou falando em indícios de crimes como lavagem de dinheiro e caixa dois, além de prevaricação. E se disse decepcionado por ter relatado tudo ao presidente Andres Rueda, mas que nada foi feito. Acrescentando que irá encaminhar o relatório para a Comissão de Inquérito e Sindicância para que se instaure um procedimento de impeachment contra o presidente Andres Rueda pela omissão após ter conhecimento dos fatos apontados no documento. Dentro do documento ainda, são levantadas questões sobre direitos de pagamentos sobre Rafael Cabral, Neymar Jr, Gabriel Barbosa, além da cobrança por um relatório sobre para onde foram os R$ 30 milhões arrecadados com os “Tokens da Vila”.
Leia também:
Aquele canalha do OR tinha que ser responsabilizado criminalmente por esse caso, esse sem vergonha anda pela cidade de Santos de capacete para não se identificado.
A derrocada começou nessa transação nefasta, acabou de vez com a saúde financeira do clube que já era frágil na época !!!
Leandro Damiao gestao Odilio
Cleber Reis gestao Roma
Cuevas gestao Perez
Apenas alguns dos negocios criminosos, que representam os esqueletos deixados por gestoes que deixaram o Santos a beira da falência e que a atual gestão esta’ fazendo das tripas coração para tirar o clube do fundo do poço….
tu é torcedô dos gambas pra achar virtude nesse imbecil que senta na cadeira de presidente.
Na questão organização das dívidas e administração financeira do clube, pelo que foi dito, o Rueda têm argumentos a favor. O grande problema, mesmo que estivesse sem dinheiro, foi a péssima gestão do futebol, o que vai comprometer radicalmente o financeiro se cair pra série B. Infelizmente, é preciso começar a se preparar pra essa situação. Vamos sofrer menos.
É por isso que sempre 5 chapas disputam a presidência do Santos.
Herança desgraçada!!!!!!!
Se fosse SAF tenho certeza que nada disso iria acontecer!
Pode ter certeza que alguns conselheiros e presidentes levaram muito dinheiro do clube nessas transações
Se esses números estiverem corretos, só esse rombo equivale a 60% da dívida atual do clube. Não há clube que aguente, principalmente um como o Santos, cujas receitas são pífias, tanta incompetência e má gestão. É inacreditável. Por outro lado, em se tratando de Brasil, não é surpresa nenhuma. Esse tipo de coisa grassa em todos os setores da sociedade, não seria diferente no futebol.
Pois é,ainda tem torcedores que adoram e querem a volta destes ex presidente.
Coitado do Rueda,está tentando salvar o time da falência e estes otários não levam em consideração.
Pena que ele não que mais disputar a reeleição.
Com mais um mandato o santos saia do buraco financeiramente.
E onde estavam os conselheiros que não perceberam essas movimentações estranhas na época? Se omitiram também, pra dizer o mínimo.
E ainda tem quem não saiba o porque estamos no fundo do poço… gestão péssima atrás de gestão péssima… Só virando SAF pra ter salvação mesmo, porque com um amador atrás do outro do jeito que está, será uma portuguesa a vista…
Chama a polícia.!!!!!!!
Roubo na cara dura, como pode uma divida que restou de 5 mi, virar 15 mi de novo ????
Dificil de entender tanto roubo. !!!! esse e vários outros casos.
O Santos vem sendo assaltado a anos. E o Cueva, o Santos recebeu algum dinheiro??? Ou só esta pagando. ?
O que espanta é que o Conselho Deliberativo vem acompanhando a anos todo essa loucura e fica calado????
Espero que ainda de tempo de salvar o Santos. Todo esse dinheiro que esta entrando agora venda de Angelo, Deivid, John, talvez ML, Neymar, pode chegar a quase 200 milhoes em menos de dois anos.
Espero que o dinheiro não desapareça. !!!! Presidente precisa informar onde vai ser gasto. Se é para pagar divida tudo bem, mas tem que dar satisfação para onde vai o dinheirto !!!!!
,
Se houvesse justiça nesse País , Odilio , Modesto e Peres teriam que responder criminalmente pelas atitudes tomadas com relação ao caso Leandro Damião.
Isso é um verdadeiro desastre e um verdadeiro escárnio.
Por isso o Santos precisa urgentemente virar SAF pois esse modelo de gestão está falido e levou o clube ao Abismo sem fim em que encontra.
SAF Já
SAF ontem
Tem que virar SAF, tem que profissionalizar, se continuarmos tendo essas administrações amadoras vamos chegar não à Série B, mas sim à Série C em pouco tempo. Chega de bairrismo, o SFC é muito maior que interesses paroquianos
Taí a razão do momento catastrófico vivido pelo clube. Cadeia para os envolvidos.
Espero que o Rueda não tome mais nenhuma decisão, como o estádio, e que todos votem em um p´roximo presidente plenamente favoravel a implantação da SAF.
Malditos e Malditos. Todos sem Exceção. Inclusive o atual que foi informado de tudo, e por politicagem não tomou ação. Bandidos malditos, por isso, somos obrigado a ver o clube sucumbir e caminhar a passos largos, para a 2° divisão. Que todos os ex presidentes e conselheiros deviam morrer. Malditos.
Esse e um caso de policia, que só e possível desvendar com a quebra do sigilo bancário dos envolvidos. Precisaria seguir o dinheiro para saber quem se locupletou as custas do Santos FC.
Deveria ter alguma norma obrigando dirigentes de clubes a abrir mão do sigilo bancário/fiscal em casos como esse, de gestão temerária.
Rapaz quase o valor de uma nova arena
Aqui é o time que tem funcionários que não gostam de usar crachá?
Que não gostam de concentração antes do jogo, pois “se concentração fosse algo bom, presidiário ganharia campeonato”?
Pois bem, explico que se um Presidente fiscalizar e encaminhar toda a sujeira do anterior em caso de reviravolta política e a oposição tomar o poder irá fazer o mesmo com ele. Rueda foi eleito e eu lembro bem do tal “Pente fino” é papel dele encaminhar para que os responsáveis sejam punidos. Mas, antes precisamos saber se é aqui o time que teve um jogador afastado por tomar cartões de propósito e que as mensagens do whats diziam que ele “Tentaria arrumar mais dois para o esquema”. É aqui o time que tentou contratar o robinho após a condenação sair e só desistiu porque os patrocinadores começaram a romper contrato? É aqui que a torcida pede pelo Cuca após ele sair do Corinthians por um problema similar?
O tal de ” Ruinheda”, é contra a SAF, porque quer continuar a fazer merdas, se fosse minimamente honesto teria entregado o boné e iniciado a SAF, mas quer manter a gestão e ninguém que vai por grana quer um principiante incompetente como dirigente. O Santo já caiu esse ano e ainda temos o problema do péssimo Marcos Leonardo, vai sair de graça pois só a Roma quer pagar o que ele vale ( por mim vale até menos, mas a Diretoria incompetente vendeu o Deivid, está dilapidando o patrimônio) . No final do ano vai virar uma SAF igual ao lixo do Cruzeiro e seu dono gorducho. Isso se alguém pagar uns 300 milhões. Viramos uma Portuguesa Santista
É por isso que se faz tanta sacanagem com o dinheiro do Santos: nem um presidente que sucede esses malfeitores vai à justiça incrimina-los e tentar reaver o dinheiro. É a casa da mãe Joana. Só um SAF pra tirar o Santos desse buraco.