
Ídolo do Santos, Renato agora é gerente de futebol do clube (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)
Renato está de volta ao Santos e de contrato assinado. O ídolo santista assinou como gerente de futebol do clube até dezembro de 2020, quando termina o mandato do presidente José Carlos Peres. A informação foi dada inicialmente pela Gazeta Esportiva e confirmada pelo DIÁRIO DO PEIXE.
O ex-volante assumiu como executivo de futebol em janeiro desse ano e precisou se afastar do dia a dia do clube para resolver problemas pessoais. O presidente Peres declarava que sempre mantinha contato com Renato, mas o ex-jogador só voltou a ser presença nos bastidores do clube em agosto.
Renato agora responde a Paulo Autuori, contratado há dois meses como executivo de futebol. Sua função será atuar mais próximo do elenco, resolvendo questões contratuais e negociações. Gabriel Andreata, outro gerente de futebol do Peixe, seguirá cuidando da parte administrativa.
A quantidade de pessoas contratadas no Santos é enorme, parece repartição pública antes da Constituição de 1988.
Grande parte da dívida do Santos deve-se às contratações políticas, por isso toda eleição tem cinco chapas querendo essa mamata.
O Renato tem história no clube devido à sua primeira passagem. Na última passagem jogou apenas com o nome. Mostrou classe, mas pouca intensidade e futebol de competição. Voltou quando já não tinha mais para onde ir encerrar a carreira, dispensado que foi pelo decadente Botafogo. Ainda assim, era um dos maiores salários. Assumiu como capitão, com estilo discreto e pouco vibrante. O fato de ter sido um bom volante na sua primeira passagem não quer dizer que tenha bagagem para ser executivo de futebol. O Santos FC sempre teve ex-atletas como funcionários, mais pela idolatria do que pela efetiva colaboração do profissional. Só como exemplo, tem o Serginho Chulapa na comissão técnica permanente. O Sampaoli precisa do Serginho? Vamos torcer para que essa estrutura administrativa com Autuori (com seu discurso rebuscado) e o íntregro Renato possam melhorar o Santos FC.