Leandro Damião ainda traz prejuízo ao Santos (Crédito: Santos FC)

O Santos ainda nem recebeu todo o dinheiro que tem direito pela venda de Felipe Anderson da Lazio, da Itália, para o West Ham, da Inglaterra, e já comprometeu a totalidade do montante com o fundo maltês Doyen Sports. O motivo tem nome e sobrenome: Leandro Damião.

O Peixe ainda deve ao fundo de investimento pela contratação do atacante, em 2013, e usou a primeira parcela do dinheiro, cerca de 2,5 milhões de dólares, 9,5 milhões de reais, para pagar uma parcela de 5 milhões de dólares, 19 milhões de reais, da dívida com a Doyen. Além disso, o clube fez um acordo para que as outras três parcelas fiquem integralmente com o fundo maltês e, assim, quite o restante das dívidas pelo atacante.

A Lazio recebeu cerca de 43 milhões de euros pelo meia-atacante e o Santos tinha direito a 25% do lucro obtido pelos italianos, que compraram Felipe Anderson do Peixe por cerca de 7,5 milhões de euros. Esse montante que cabia ao Santos ainda foi dividido igualmente com a Doyen, pois o clube não havia repassado 50% do dinheiro da venda do jogador ao fundo, como previa o contrato.

Assim, o Santos receberia cerca 8,8 milhões de euros, 37 milhões de reais, pela venda de Felipe Anderson, mas na verdade todo esse dinheiro foi para o bolso da Doyen Sports por dívidas antigas. Além disso, o Santos já havia gasto toda a primeira parcela da venda do atacante Rodrygo ao Real Madrid, da Espanha, em dívidas.