Rafael Freitas tem contrato até o fim de julho por empréstimo (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos terá que desembolsar R$ 1,2 milhão se quiser comprar o atacante Rafael Freitas em definitivo. O jogador, que está emprestado pelo Guarani desdo agosto do ano passado, tem sido destaque na base e relacionado pelo elenco profissional. O Departamento de Futebol tem até junho, quando finaliza o vínculo, para notificar o Bugre para uma compra ou não.

Rafael foi inscrito na Lista A do Paulistão e ficou no banco no clássico contra o São Paulo e diante do Novorizontino. O atleta está integrado ao elenco principal do técnico Pedro Caixinha e tem treinado com o grupo. Ele precisa convencer a comissão técnica do Peixe pois é o último ano de base e teria a última Copinha da carreira em janeiro para depois estar com o profissional.

Leia também: Santos divulga a programação de treinos até o clássico contra o Corinthians

Ano passado pelo Sub-20, o atacante teve 3 gols em 6 jogos pelo Paulista e 2 duelos pelo Brasileiro de Aspirantes. Chegou a marcar nos amistosos preparatórios para a Copa São Paulo do time do técnico Leandro Zago. Já na Copinha de fato, marcou 3 gols em 3 confrontos e logo foi chamado para completar as atividades do profissional e ‘ficou’ com o elenco.

Natural de Casa Branca (SP), Rafael tem 19 anos. O jogador está desde o Sub-13 no Guarani e já surgia como destaque. Ainda em 2022 começou a atuar pelo profissional da equipe campinera. Mas foi ano passado que ganhou sequência e atuou em 6 partidas na Série B chegando a ficar no banco do Bugre na goleada sofrida para o próprio Santos por 4 a 1, na Vila Belmiro.