César Sampaio comandou o Santos de forma interina (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos venceu o Atlético-MG por 2 a 0, na Vila Belmiro, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, e conquistou seus primeiros três pontos na competição. A partida marcou a estreia de César Sampaio como técnico de um time profissional. Interinamente no comando da equipe, ele substituiu Pedro Caixinha, que foi demitido no início da semana.

César Sampaio afirmou que já se sente um “técnico de verdade” e falou sobre o significado da estreia pelo clube. Para ele, o momento representa a realização de um sonho pessoal, e reforçou seu compromisso com o clube independentemente da função que exerça.

“De verdade eu já sou [risos]. Estou por dentro maluco, esse clube deu vazão aos meus sonhos. Tinha muita responsabilidade, sonhos. E o Santos me proporcionou o que eu nem imaginava. Eu falei para os atletas que o amanhã não existe. Ninguém pode te certificar nada. Vou viver o hoje 100%, pedi para os atletas viverem o hoje. A vida é uma dádiva de Deus mesmo. Até em forma de gratidão ao que o Santos me proporcionou, enquanto eu for importante, vou ajudar independentemente do cargo, departamento, setor. Vamos viver o dia a dia”, afirmou.

Na análise da vitória, Sampaio destacou a mudança de postura do time com a ausência de Neymar e justificou a estratégia adotada, mesmo que não seja o estilo que prefere. Ele também apontou a dificuldade de criar conexões no meio-campo e ressaltou a necessidade de adaptação à realidade do jogo.

“Até então o que planejamos vinha acontecendo. Sem o Ney, perdemos um pouco da qualidade na nossa criação. Colocamos o Rollheiser com uma característica próxima ao Neymar, mas não conseguimos sustentar, fazer a aproximação com o Tiquinho para ter superioridade no meio-campo. Ficamos dependentes de jogadas individuais do Barreal e Guilherme. Sustentamos a primeira parte, depois o Atlético aposta na imposição técnica, num grupo com mais tempo de trabalho e conexões. Essa competição está muito igual, assistindo qualquer jogo você vai ver. O retrospecto nosso faz com que um gol pesasse muito. Usamos o estilo conservador na transição por isso. Não gosto desse jeito de jogar, mas em alguns momentos vai ser preciso”, explicou o interino.

César Sampaio também se emocionou durante a entrevista coletiva ao falar sobre o papel da torcida na vitória do Santos contra o Atlético-MG. O técnico interino destacou a importância do apoio vindo das arquibancadas e atribuiu o momento a um propósito maior. Ele também citou nomes da comissão e dos jogadores que considera fundamentais para o resultado, reforçando o espírito coletivo da equipe.

“O torcedor às vezes nem percebe a força que tem. Emocionalmente, fisicamente, destruído… Ao ouvir um grito, uma palavra de incentivo em um lance assertivo, isso renova as cargas. O torcedor foi importantíssimo. Foi Deus que me colocou aqui. Enquanto estiver aqui vou fazer meu melhor, estudar. Peguei o Axel do sub-20, tudo muito corrido. Neymar foi muito importante, Rincón com sua experiência. É uma vitória construída por todos. Estratégia legal, abraçaram a causa, torcedor foi importante. Precisamos do máximo de cada um, o campeonato é muito igual”, afirmou.

O próximo compromisso do Santos é o clássico contra o São Paulo, no domingo (20), às 16h, no MorumBIS, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.