Yuri Alberto foi citado por Sampaoli como uma das joias da base santista (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Jorge Sampaoli estudou bastante o Santos antes de aceitar o convite para trabalhar no clube e já sabe que o Peixe tem uma tradição muito forte de aproveitamento dos garotos produzidos nas divisões de base. E o argentino garante que vai honrar essa história de sucesso dando muitas oportunidades aos futuros Meninos da Vila.

Nesta terça-feira, em sua primeira entrevista coletiva como técnico santista, Sampaoli citou o atacante Yuri Alberto como um dos talentos que pretende lapidar no Peixe. Ele afirmou que as categorias de base receberam dele grande atenção em todos os clubes em que trabalhou.

“Já vimos que o Yuri Alberto tem muito potencial, mas agora preciso ver esse potencial de dentro do campo”, comentou Sampaoli. “A base é importantíssima, vamos aproveitar os jovens que tenham o compromisso e a qualidade para serem submetidos ao processo de desenvolvimento.”

Sampaoli contou na coletiva que ao longo dos anos desenvolveu um método para aprimorar o talento dos meninos das categorias de base e que esse método será usado no Santos.

“Eu trabalho com um grupo de sparrings”, explicou o técnico. “Eu pego os melhores meninos de cada categoria, dos 14 anos em diante, e os coloco para treinar com a primeira equipe, pois isso me permite ver o desenvolvimento dos jovens. Esse grupo de sparrings serviu de base para todas as equipes em que eu trabalhei.”