David Nogueira é promessa da base do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos fez o primeiro contato para assinar o primeiro contrato profissional do atacante David Nogueira, do Sub-17. O Departamento de Futebol de Base sinalizou ao staff a primeira proposta logo após o Menino da Vila marcar um dos gols do empate do Peixe com o Fluminense em 2 a 2, na Ibrachina Arena, pela 9ª rodada do Brasileiro Sub-17, na última quarta-feira (09).

A vontade do garoto e da família é de permanecer no Alvinegro e eles querem conversar sobre um projeto esportivo para David. Como o primeiro papo foi muito preliminar, os representantes do jogador ainda vão se reunir com o clube para estudar a melhor situação para ambas as partes. Atualmente, David Nogueira tem contrato de formação válido até março de 2026.

Neste ano, David ‘reestrou’ pelo Santos depois de se recuperar de uma lesão de LCA e voltou aos gramados vivendo fase goleadora. Soma um gol em dois jogos pelo Paulista Sub-17 e quatro gols em nove partidas pelo Brasileiro Sub-17. Inclusive, foi convocado para um período de treinos com a Seleção Brasileira da categoria e ficará na Granja Comary até o dia 27 de julho.

No fim de junho, chegou a treinar com o elenco profissional e foi observado pelo técnico Cleber Xavier. O Peixe projeta cautela com o menino, mas vê grande potencial no centroavante. David Nogueira teve lesão de LCA no começo de junho do ano passado, quando estava com a Seleção Sub-15 em preparação para a disputa da Copa 2 de Julho, em Teresópolis (RJ).

No entanto, passou pela cirurgia apenas no começo de agosto. Antes de se machucar, o centroavante vinha sendo grande destaque da categoria e era o artilheiro do Paulista Sub-15 com 10 gols em 6 jogos. Em abril do ano passado, o Alvinegro superou a concorrência do Palmeiras e renovou com o jogador até março de 2026.

Em 2023, David Nogueira anotou 11 gols em 6 partidas pelo Paulista Sub-14 e 3 gols em 8 confrontos pelo Paulista Sub-15. Além de 2 gols em 2 duelos pela Liga de Desenvolvimento da CBF.

Leia também: Neymar reencontrará adversário de sua despedida no Santos

HISTÓRICO

David segue os passos do pai, Edimilson, que também foi jogador. Ele nasceu em Lisboa (Portugal) no dia 21 de janeiro de 2009 quando seu pai atuava pelo Belenenses. No entanto, pela lei ele é brasileiro.

Destaque no futsal, o garoto chegou ao Santos em 2016 e, aos 8 anos, foi para o campo. O técnico Felipe Sá encontrou o Peixinho e levou diretamente ao clube. David sempre atuou no ataque fazendo gols e empilhando títulos desde o futsal. No futsal, fez 17 gols em 13 jogos pelo Paulista Sub-14, sendo o vice-artilheiro.

Na última temporada, o atacante marcou 20 gols em 18 jogos no vice-campeonato do Santos no Paulista Sub-13 e foi artilheiro da Copa Integração. Entre 2020 e 2021, durante a pandemia da Covid-19, o time participou de 6 jogos pela Baixada Cup e David marcou 10 gols.

Em 2019, quando ainda atuava pelo futsal e, no ano anterior, foi artilheiro da Supercopa América de Futsal em Balneário Camboriú, com 9 gols em 6 jogos, e artilheiro da World Futsal Cup, em Barcelona, com 17 gols em 5 jogos.

Pai de David, Edimilson foi treinador da Portuguesa Santista no Campeonato Paulista Sub-15 em 2022, atuou no JL Sports, um projeto no Guarujá, e atualmente é o técnico do Sub-14 do São Bernardo.