Santos está classificado direto para a fase de grupos da Sul-Americana (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos caiu de posição no ranking da Conmebol divulgado para a temporada de 2026, mas ainda assim deve figurar entre os cabeças de chave da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Atualmente na 27ª colocação (em 2025 o Peixe estava em 19°), o clube aparece entre os classificados para o torneio continental e, no cenário mais desfavorável, ocuparia a oitava posição entre os times presentes na competição.

Entre os clubes já garantidos na fase de grupos da Sul-Americana aparecem River Plate (3º), Atlético-MG (6º), São Paulo (7º), Racing (9º), Grêmio (14º) e Santos (27º). Considerando apenas esse recorte, o Peixe figura como o sexto melhor ranqueado e estaria, neste momento, no pote 1 do sorteio.

A situação poderia sofrer alterações por conta da fase preliminar da competição e da definição de vagas via Copa do Brasil. Caso Olimpia, do Paraguai, atualmente em 15º no ranking, avance da pré-Sul-Americana, o Santos perderia uma posição entre os cabeças de chave. Ainda assim, permaneceria dentro do grupo dos oito primeiros.

Outro fator será a final da Copa do Brasil, disputada entre Corinthians e Vasco. O vice-campeão garante vaga na Sul-Americana. Se o Vasco ficar com a vaga, o cenário do Santos não muda. No entanto, se o Corinthians, que ocupa a 22ª posição no ranking da Conmebol, for o vice, o clube paulista entraria no grupo dos cabeças de chave e empurraria o Santos para a oitava colocação entre os times ranqueados da competição.

Mesmo nesse cenário máximo de impacto, com Olimpia e Corinthians classificados, o Santos ainda se manteria dentro do limite para ser cabeça de chave, fechando o grupo dos oito melhores ranqueados presentes na fase de grupos.

A queda no ranking é consequência direta do desempenho recente do clube em competições continentais. O Santos perdeu posições nos últimos anos após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2023 e a ausência em torneios da Conmebol nas temporadas seguintes.

CONFIRA O RANKING TOP-30 DA CONMEBOL