
Santos está classificado direto para a fase de grupos da Sul-Americana (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O Santos caiu de posição no ranking da Conmebol divulgado para a temporada de 2026, mas ainda assim deve figurar entre os cabeças de chave da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Atualmente na 27ª colocação (em 2025 o Peixe estava em 19°), o clube aparece entre os classificados para o torneio continental e, no cenário mais desfavorável, ocuparia a oitava posição entre os times presentes na competição.
Entre os clubes já garantidos na fase de grupos da Sul-Americana aparecem River Plate (3º), Atlético-MG (6º), São Paulo (7º), Racing (9º), Grêmio (14º) e Santos (27º). Considerando apenas esse recorte, o Peixe figura como o sexto melhor ranqueado e estaria, neste momento, no pote 1 do sorteio.
A situação poderia sofrer alterações por conta da fase preliminar da competição e da definição de vagas via Copa do Brasil. Caso Olimpia, do Paraguai, atualmente em 15º no ranking, avance da pré-Sul-Americana, o Santos perderia uma posição entre os cabeças de chave. Ainda assim, permaneceria dentro do grupo dos oito primeiros.
Outro fator será a final da Copa do Brasil, disputada entre Corinthians e Vasco. O vice-campeão garante vaga na Sul-Americana. Se o Vasco ficar com a vaga, o cenário do Santos não muda. No entanto, se o Corinthians, que ocupa a 22ª posição no ranking da Conmebol, for o vice, o clube paulista entraria no grupo dos cabeças de chave e empurraria o Santos para a oitava colocação entre os times ranqueados da competição.
Mesmo nesse cenário máximo de impacto, com Olimpia e Corinthians classificados, o Santos ainda se manteria dentro do limite para ser cabeça de chave, fechando o grupo dos oito melhores ranqueados presentes na fase de grupos.
A queda no ranking é consequência direta do desempenho recente do clube em competições continentais. O Santos perdeu posições nos últimos anos após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2023 e a ausência em torneios da Conmebol nas temporadas seguintes.

Se não melhorar absurdamente não passa da primeira fase nem no paulista muito menos na Sula.
Estes F.D.P. de dirigentes NÃO SE CANSAM DE ROUBAR!
Trazer outro APARECIDO com o salário que ganha, independentemente se vai ou não jogar é MUITA IRRESPONSABILIDADE.
Falam em marca do SANTOS, mas de fato a única marca que realmente cresce é a do APARECIDO.
E tudo endossado por estes sanguessugas de “conselheiros”.
COITADO DO SANTOS F. C.!
Podia ser “Diário do Adversário”. Não basta os outros sempre apontarem pras mazelas. Não podr ser qualquer mensagem que seja maia positiva. “Amor” que mata.
Calma, Marcelinho!
Podia ser “Diário do Adversário”. Não basta os outros sempre apontarem pras mazelas. Não pode ser qualquer mensagem que seja mais positiva. “Amor” que mata.
Acredito que depois de alguns anos iremos começar melhor,temos um treinador que pegou bonde andando mas já se adaptou e conhece elenco,outro ponto positivo temos uma base e acabamos o campeonato bem apesar de estar se livrando do rebaixamento.
Estamos numa atravessando uma faze horrível e vergonhosa, vcs num passado nao tão distante vimos o flamerda e a porcalhada passar por isso tbm é so lembrar que o time carioca nao ganhava nada e a porcalhada foi biografia série B. Mas ficou provado que com uma administração séria e competente que dá pra reverter.
A REALIDADES sou torcedor do santos +65 anos da era do sr.edson amantes do nacimiento e cia enquanto o santos fiicar nas mãos desses mandrakes das gestões fazendo do clube seus proprios patrimonios
Tem que haver uma revolução na parte administrativa igual houve no palmeiras e flamengo gestã com responsabilidade o exemplo mais recente e o Mirassol partindo desse ponto o time voltará a ser grande caso o contrario vai sempre está brigando contra o rebaixamento
E as contratações e dispensas? Nada ainda?