Pedro Caixinha teve 18 jogos pelo Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos foi notificado pela Fifa pelo pagamento da multa rescisória do técnico Pedro Caixinha e da comissão do treinador em quase 3 milhões de euros (quase R$ 15 milhões). Demitido no dia 14 de abril, o português e os profissionais não conseguiram um acordo com o Peixe e já haviam acionado a entidade há uma semana. A informação foi divulgada inicialmente pela UOL Esporte.

A ideia do Alvinegro é o pagamento de forma parcelada a ser pago até o fim do mandado desta gestão, que finaliza em dezembro de 2026. Já o staff do treinador querem o dinheiro de forma imediata. A situação na Fifa pode ser recorrida pelo clube até daqui 20 dias e pode avançar até um último grau de punição como um transferban, mas a diretoria tenta ganhar tempo por um acordo.

No dia 29 de abril, as rescisões de Pedro Caixinha e dos auxiliares Pedro Malta, José Belman e José Oliveira foram regularizados no BID (Boletim Informativo Diário da CBF). O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, explicou que não é pela publicação da entidade que significa uma falta de entendimento.

“Houve um entendimento do Caixinha, já no BID, já da CBF ter colocado no BID, pudesse ter sido uma maneira diferente então não houve acordo, houve judicialização. Nos reiteiramos que não, tem a negociação em curso, queremos que haja o acordo de parcelamento para que a gente até a intenção é que essas parcelas acabem dentro do meu mandato. Não farei com que nenhum tipo de dívida ou processo existe no meu mandato ultrapasse meu mandato”, explicou em entrevista ao ‘De Primeira’, da UOL.

Leia também: Memphis sofre lesão ligamentar e pode desfalcar o Corinthians contra o Santos

Em crise financeira, o Santos tem atrasado o direito de imagem (salários estão em dia) de alguns jogadores do elenco em até dois meses. Quando chega próximo ao terceiro mês de atraso, o clube acerta um. Porém, tem pago normalmente o Neymar e outros estrangeiros. A apuração do Diário do Peixe é que já visam a venda de atletas no meio do ano, principalmente os Meninos da Vila.

mandatário santista teria pedido ao staff do lateral-esquerdo Souza por uma venda no meio do ano e o Alvinegro já preparou uma renovação do valorizado meia-atacante Gabriel Bontempo. Além disso, o Peixe deve 500 mil dólares ao zagueiro Jair e ele tem ameaçado entrar na jusiça.

Sem contar que o Santos ainda tem 40 dias para pagar a dívida com Arouca (Portugal) pelo zagueiro Basso e entre outras pendências como a dívida com o Mônaco (França) pelo Jean Lucas.

Pedro Caixinha somou 18 jogos pelo Santos, com 7 vitórias, 4 empates e 7 derrotas, além de 30 gols marcados e 22 sofridos. Um aproveitamento de 46%. No Paulistão, 14 jogos, com 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, com 23 gols marcados e 16 sofridos. No amistoso, venceu marcando 4 gols e sofrendo um. Já no Brasileirão, 3 jogos, com um empate e duas derrotas, somando 3 gols marcados e 5 sofridos.