João Fernandes será emprestado pelo Santos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos acertou o empréstimo do goleiro João Fernandes ao Confiança-SE para a sequência da temporada. O clube sergipano, que é administrado por uma SAF gerenciada por Rodolfo Landim, ex-presidente do Flamengo, receberá o atleta com vínculo válido até o fim de 2026, mesmo prazo de contrato que o jogador mantém com o Peixe.

Nascido em 2004, João Fernandes estourou a idade para as categorias de base após a disputa da Copinha de 2025 e passou a ficar à disposição do elenco profissional. Apesar de integrado à rotina do time principal no CT Rei Pelé, o goleiro foi, durante boa parte do período, a quarta opção da posição, treinando ao lado de Gabriel Brazão, João Paulo e Diógenes.

Com a saída de João Paulo, João Fernandes chegou a figurar como terceiro goleiro na reta final da temporada, mas não chegou a atuar pelo time profissional. Internamente, o Santos entende que outros nomes da base estão à frente no planejamento, como Rodrigo Falcão, do Sub-20, e João Pedro, destaque recente do Sub-17, o que pesou para a decisão pelo empréstimo.

Natural de Rio Verde, em Goiás, João Victor Fernandes iniciou a carreira no Santo André, passou pela Ponte Preta e chegou ao Santos em fevereiro de 2023. Naquele ano, atuou pelo Sub-20 em oito partidas do Campeonato Brasileiro, seis do Paulista e uma da Copa do Brasil. Em 2024, somou seis jogos pelo Brasileiro da categoria, onze pelo Estadual e quatro pelo Brasileiro de Aspirantes. Já em 2025, disputou quatro partidas pela Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Além de João Fernandes, o Santos também emprestou o atacante Andrey Quintino ao Confiança-SE. O atleta de 24 anos teve seu contrato renovado até o fim 2026 e terá o mesmo destino que o goleiro nesta próxima temporada.