Gabriel Bontempo foi titular do Peixe no clássico (Crédito: Santos FC)

Santos perde para o São Paulo por 2 a 1, no Morumbis, estaciona nos 4 pontos e pode entrar novamente na zona de rebaixamento do Brasileirão. Equipe de César Sampaio jogou muito mal no primeiro tempo e não conseguiu reagir no segundo tempo para buscar o resultado.

São Paulo abriu o placar com menos de 10 minutos de jogo, com Ferreirinha, e depois ampliou com André Silva. Tiquinho Soares, de pênalti, nos acréscimos da primeira etapa, marcou o gol do Peixe.

O jogo

A partida mal começou e o Santos já saiu atrás do placar. Na primeira boa chegada do São Paulo, aos 9 minutos, gol de Ferreirinha. O jogador são-paulino arrancou do meio-campo e abriu para André Silva. O atacante bateu cruzado e a bola chegou livre para Ferreirinha, dentro da pequena área e sem marcação, só empurrar para as redes. São Paulo 1 a 0.

Aos 16 quase o segundo do São Paulo. E com Ferreirinha novamente. Escobar saiu jogando errado e a bola acabou no pé de Ferreirinha, que na cara do gol encobriu Brazão e Zé Ivaldo salvou. Mas o lance depois foi invalidado por impedimento do atacante.

Aos 22 o São Paulo ampliou. Ferreirinha correu todo o campo direito e cruzou rasteiro para André Silva, que na cara do gol, chutou para ampliar. Detalhe: o meio-campo santista não pressionou e a defesa do Peixe só assistiu o lance.

No minuto seguinte quase mais um do São Paulo. Lucas Ferreira fez boa jogada pela direita e a defesa santista cortou dentro da pequena área. Até os 25 minutos do primeiro tempo só um time jogou no Morumbis.

Aos 33 minutos mais São Paulo. André Silva foi acionado pela esquerda, correu, invadiu a área e chutou forte cruzado. Brazão espalmou para a linha de fundo.

Aos 39 minutos o Peixe deu seu primeiro chute certo ao gol. Guilherme, de muito longe, arriscou e a bola chegou fraquinha para Rafael defender.

Disputa aérea na área do São Paulo e após a bola bater no braço de Enzo Díaz, o juiz Wilton Pereira Sampaio assinalou pênalti para o Santos. Tiquinho Soares bateu forte, já nos acréscimos, e diminuiu para o Peixe.

Zé Ivaldo, aos 50 minutos, teve ainda boa oportunidade de cabeça para marcar, após cobrança de falta de Barreal, mas a bola foi para fora. Foi o último bom lance da primeira etapa, que terminou com o São Paulo vencendo por 2 a 1. O Peixe, que praticamente só assistiu o rival a jogar, saiu para o intervalo vivo após a péssima atuação no primeiro tempo.

O primeiro bom lance da segunda etapa foi do Santos. Rollheiser, na entrada da área, gingou na frente de dois defensores e tocou para Tiquinho, que soltou uma bomba. A bola passou com perigo pelo lado esquerdo do gol de Rafael.

Com outra postura em campo, o Peixe chegou novamente aos 11 minutos. Após boa troca de passes pela esquerda, a bola chegou até Guilherme, que dentro da área chutou cruzado. Rafael tirou com os olhos a bola que passou raspando sua trave.

Aos 17, André Silva disputou bola com Zé Ivaldo, na entrada da área, e Matheus Alves acabou saindo na cara de Brazão. Com os pés o arqueiro santista desarmou o jogador são-paulino, que tentou marcar um golaço no clássico.

A parte final do segundo tempo foi marcada com o Santos exagerando no jogo aéreo. Guilherme, aos 41, ainda buscou uma boa arrancada pela esquerda, mas chutou sem direção, por cima do gol. Nos acréscimos, Thaciano cabeceou e Rafael praticou grande defesa, acabando com qualquer esperança de empate.

A derrota foi mais uma ducha de água fria na cabeça do torcedor alvinegro, que depois da boa vitória contra o Atlético Mineiro, na quarta-feira, acreditava em um time mais aguerrido, brigando no alto do Brasileirão. A equipe pode até voltar para a zona de rebaixamento dependendo dos resultados dos jogos de Bahia e Vitória. O próximo compromisso do Santos será domingo, na Vila Belmiro, contra o Red Bull Bragantino.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 2 x 1 SANTOS

 Competição: Campeonato Brasileiro (5ª rodada)
Data e hora: 20 de abril de 2025, às 16h (horário de Brasília)
Local: Morumbis, São Paulo (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Quarto árbitro: João Vitor Gobi (SP)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Público: 54.436 pessoas

Cartões amarelos: Rafael, Alisson, Sabino, Marcos Antônio, Matheus Alves e Luis Zubeldía (SAO); Rollheiser e Tiquinho Soares (SAN)

Gols: Ferreirinha aos 9 minutos e André Silva aos 22 do primeiro tempo (SAO); Tiquinho Soares aos 47 do primeiro tempo (SAN)

SÃO PAULO: Rafael; Cédric (Igor Vinícius), Ruan, Sabino e Enzo Díaz; Alisson, Marcos Antônio 9rodriguinho), Lucas Ferreira (Bobadilla) e Matheus Alves (Ferraresi); Ferreirinha e André Silva. Técnico: Luis Zubeldía

SANTOS: Gabriel Brazão; Léo Godoy (JP Chermont), Gil, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt (Thaciano), Gabriel Bontempo (Diego Pituca) e Rollheiser; Barreal (Gabriel Veron), Guilherme (Deivid Washignton) e Tiquinho Soares. Técnico: César Sampaio