Santos faz proposta e aguarda resposta de Tata Martino

Tata Martino estava no Inter Miami até novembro de 2024 (Foto: Divulgação / Inter Miami)

O Santos aguarda a resposta de Gerardo “Tata” Martino para assumir o comando da equipe profissional. O técnico argentino de 62 anos recebeu uma proposta com contrato até o final de 2026, após a saída de Pedro Caixinha, demitido na última segunda-feira (14).

O Diário do Peixe apurou Martino é o único treinador que, após Jorge Sampaoli, recebeu uma oferta oficial do clube. Antes disso, o Santos entrou em contato com nomes como Tite, Dorival Júnior e Luis Castro, mas os três demonstraram desinteresse em assumir o comando técnico neste momento.

Sampaoli, que também foi procurado, chegou a conversar com o clube e analisar a possibilidade de retorno, mas decidiu recusar a proposta. Diante disso, a diretoria voltou seus esforços para convencer Tata Martino, que ainda não deu uma resposta definitiva.

O último trabalho do treinador foi no Inter Miami, onde comandou a equipe de Lionel Messi e Luis Suárez entre junho de 2023 e novembro de 2024. Martino deixou o cargo alegando motivos pessoais. Antes disso, passou por seleções como a do México e da Argentina, além do próprio Barcelona.

Tata Martino assumiu o clube catalão em 2013, após levar o Newell’s Old Boys à semifinal da Libertadores. No Barcelona, foi o primeiro treinador de Neymar na Europa. Na temporada 2013-14, o brasileiro participou de 41 jogos sob o comando do argentino, com 15 gols e 15 assistências.

Enquanto aguarda uma definição, o Santos segue sendo comandado interinamente por César Sampaio. O time venceu o Atlético-MG por 2 a 0 na última rodada do Campeonato Brasileiro e volta a campo no domingo (20), às 16h, contra o São Paulo, no MorumBIS.