O Santos superou mais de 100 equipes e terminou 2017 na 21ª posição do ranking mundial de clubes da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), um das entidades mais conhecidas na área de estatísticas de futebol.

Em 2016, o Peixe apareceu no ranking apenas na posição de número 132. Divulgado nessa semana pela entidade, o ranking colocou o Santos bem na frente dos rivais do estado Palmeiras (33º), Corinthians (64º) e São Paulo (221º). Na América do Sul, o clube está entre os dez primeiros, com 202 pontos e na sétima posição.

Todo começo de ano a IFFHS atualiza o ranking levando em consideração o desempenho das equipes na temporada. São avaliados vitórias, empates, derrotas e outros fatores, como conquistas.

Apesar de não ter ganho títulos, o Peixe teve em 2017 um ano sem grandes oscilações em campo e com grandes momentos, como a chegada até as quartas de final da Libertadores invicto, assim como a terceira colocação no Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Foram 67 partidas no ano, com 34 vitórias, 17 empates e 16 derrotas.

O Peixe é o quarto brasileiro no ranking. Na frente da equipe estão Grêmio, que está em segundo lugar no geral, atrás apenas de Real Madri, Flamengo (sexto colocado) e Botafogo (vigésimo).

Confira no link abaixo as 400 equipes mais bem classificadas no ranking da IFFHS.

https://iffhs.de/club-world-ranking-2017/