Neymar está próximo de retornar ao gramado (Foto: Divulgação)

O elenco do Santos recebeu descanso nesta segunda-feira depois de sete dias consecutivos de atividades e duas partidas seguidas – contra Palmeiras e Guarani. A última folga havia sido em 11 de janeiro. A reapresentação está marcada para o dia 20, dando início à preparação para o clássico diante do Corinthians, na próxima quinta-feira (23), às 19h30, na Vila Belmiro.

Mesmo com o grupo liberado, Neymar manteve a rotina de treinamentos. Em recuperação após cirurgia no menisco do joelho esquerdo, o camisa 10 alterna sessões na academia do CT Rei Pelé com trabalhos na academia de sua residência, localizada em um condomínio fechado em Santos.

Nesta segunda, o jogador publicou fotos em suas redes sociais realizando exercícios sob supervisão do preparador físico Ricardo Rosa. Os curativos no joelho ainda são visíveis por conta da artroscopia realizada no último dia 22.

O clube trabalha com cautela no retorno do meia-atacante, que atuou no sacrifício na reta final de 2025 e teve papel decisivo na permanência santista na Série A. A expectativa interna é de que Neymar inicie a transição física na última semana de janeiro, entrando na etapa final do processo de reabilitação.

Caso a evolução siga no ritmo esperado, o retorno aos gramados pode acontecer entre as primeiras semanas de fevereiro, com o segundo compromisso do Brasileirão – contra o São Paulo, no dia 4 – sendo uma possibilidade otimista. A decisão dependerá de como o jogador reagirá ao contato com bola e às cargas de treinamento.