Jean Lucas correu bastante, mas não o suficiente (Divulgação/Santos FC)

O Santos tem no mês de setembro um período decisivo para tentar se recuperar no Campeonato Brasileiro e evitar o inédito rebaixamento para a Série B. O início da “maratona da morte”, no entanto, foi o pior possível: com derrota por 2 a 0 para o América-MG, rival direto na briga contra a queda.

O resultado manteve o Santos na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e ainda permitiu que um adversário direto na luta contra a queda para a Série B se aproximasse mais na tabela de classificação.

O Peixe volta a campo apenas na  quinta-feira (14), mais uma vez para encarar um rival mineiro – o terceiro na sequência. O desafio marcado para a Vila Belmiro, às 19 horas, será contra o Cruzeiro, que recentemente demitiu o técnico Pepa.

O jogo

O Santos repetiu velhos erros no início do jogo, e pecou pela falta de inspiração no meio-campo. A melhor chance do Santos caiu nos pés de Jean Lucas, mas o camisa 8 parou nas mãos de Matheus Cavichioli, que costuma ter partidas inspiradas quando enfrenta o Alvinegro.

Para piorar a situação, aos 29 minutos, o lado esquerdo da defesa do Santos assistiu ao ataque do time mineiro entrar tabelando sem ser importunado, em lance que culminou com o gol de Rodrigo Varanda: 1 a 0.

Depois do gol, o jogo ficou mais aberto. João Paulo fez linda defesa para salvar o segundo gol do time mineiro, e Lucas Lima, nos acréscimos, por pouco não empatou o jogo para o Santos, em um dos poucos lances de lucidez da equipe na primeira etapa.

Segundo tempo

O Santos voltou para a etapa final com Júnior Caiçara no lugar de Fernández, mas, mesmo com três zagueiros, levou o segundo gol aos 10 minutos, com Juninho se antecipando ao zagueiro Joaquim e ampliando o marcador.

O goleiro João Paulo ainda fez uma importante defesa para evitar um placar pior, enquanto o Santos, em noite pouco inspirada, até que chegou perto de diminuir o placar com Jean Lucas e com Furch, mas não conseguiu.

De positivo, poderia ter ficado a volta de Soteldo, recuperado de lesão. O venezuelano, ao lado de Jean Lucas, conseguiu ao menos tentar produzir algo de útil em mais um domingo triste para o torcedor. Pena que, no fim do jogo, reclamou do árbitro e foi expulso de campo, prejudicando o time para a sequência da competição.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 2 X 0 SANTOS

Data e hora: 03 de setembro de 2023, às 18h30 (horário de Brasília)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Michael Stanislau (RS)
Quarto árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG)
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Tomas Rincón, Mendoza, Jean Lucas (Santos), Méndez (América-MG)
Cartão vermelho: Soteldo (Santos)

GOLS: Rodrigo Varanda (1×0), aos 29 minutos do 1 tempo, Juninho (2×0), aos 9 minutos do 2 tempo

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Matheus Henrique (Julio), Ricardo Silva, Iago Maidana e Danilo Avelar; Rodriguinho, Breno (Cazares), Juninho e Martinéz; Felipe Azevedo (Méndez) e Varanda (Renato Kayzer). Técnico: Fabián Bustos

SANTOS:
João Paulo; Joaquim (Soteldo), João Basso, Alex Nascimento e Dodô; Rodrigo Fernández (Júnior Caiçara), Tomas Rincón, Jean Lucas e Lucas Lima (Julio Furch); Mendoza (Wesley Patati) e Marcos Leonardo. Técnico: Diego Aguirre