Bruno Henrique, um dos artilheiros do Peixe no Brasileiro Crédito: Ivan Storti / Santos FC

O Santos vai encerrar sua participação na temporada de 2017 na partida deste domingo contra o Avaí, na Vila Belmiro, às 17h. Com a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América já garantida, o Peixe jogará para ser vice-campeão do Campeonato Brasileiro pelo segundo ano consecutivo, o que dará importante retorno financeiro ao clube. Além disso, há recordes a serem alcançados e evitados no jogo contra os catarinenses.

Para terminar o Brasileirão em segundo lugar, o Santos precisa vencer o Avaí e torcer para que Palmeiras e Grêmio não derrotem Atlético-PR e Atlético-MG, respectivamente (palmeirenses e gremistas jogarão fora de casa). Se isso ocorrer, o clube vai receber um prêmio de R$ 11,37 milhões – R$ 6 milhões a mais do que o valor recebido pelo quarto colocado.

Além disso, haverá duas marcas históricas em jogo, uma positiva e uma negativa: se levar no máximo dois gols do Avaí, o Santos terá sua menor média de tentos sofridos por jogo em um Brasileiro desde 1990; se não balançar a rede neste domingo, o time vai terminar o ano com 90 gols, sua menor marca neste século, empatado com a temporada de 2008.

No jogo contra os catarinenses, o técnico Elano não vai poder escalar o atacante Ricardo Oliveira e o volante Alison, ambos suspensos. Kayke será o centroavante e Matheus Jesus deverá entrar no meio de campo. Na defesa, o zagueiro Lucas Veríssimo voltará ao time e terá a seu lado Luiz Felipe, substituto do machucado David Braz. Já o lateral-esquerdo Jean Mota pode ficar fora por causa de dores nas costas. Nesse caso, o garoto Emerson, recém-promovido do time sub-20, tem chance de ganhar um lugar na equipe.

O Avaí, comandado pelo ex-santista Claudinei Oliveira, luta contra o rebaixamento para a Série B e, para não cair, precisa vencer o Santos e contar com tropeços de ao menos dois dos seguintes times: Sport, Coritiba e Vitória.

FICHA TÉCNICA

Santos x Avaí
Campeonato Brasileiro – 38ª rodada
Local: Vila Belmiro, em Santos
Horário: 17 h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
TV: Premiere FC (pay-per-view)

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Luiz Felipe e Jean Mota (Emerson); Renato, Matheus Jesus e Vecchio; Copete, Kayke e Bruno Henrique. Técnico: Elano
Avaí: Douglas; Maicon, Betão, Alemão e João Paulo; Simião, Pedro Castro e Marquinhos; Luanzinho, Lourenço e Maurinho. Técnico: Claudinei Oliveira