Aguayo vinha treinando no Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos não chegou em um acordo com o Sol de América (Paraguai) pelo volante paraguaio Angel Aguayo, mas vai seguir monitorando o garoto. Ele estava treinando no Peixe enquanto os clubes discutiam uma possível negociação do jogador, porém o Alvinegro decidiu não trazer o atleta no meio deste ano e prometeu seguir de olho no desempenho de Aguayo.

A história de Sebastian Angel com o Santos iniciou após a disputa do Sul-Americano Sub-20 em fevereiro. A diretoria ia trazer o jogador por US$ 400 mil (cerca de R$ 2,3 milhões) por 80% dos direitos econômicos. Inclusive, o presidente do time sul-americano, Raúl González, chegou a confirmar a situação em entrevista à uma rádio local.

“Acertamos neste domingo à tarde. Agora estamos acertando os papéis. Esperamos que ele chegue para viajar provalmente amanhã”, afirmou o dirigente paraguaio no dia 17 de fevereiro.

Angel Aguayo chegou ao Peixe e chegou até a integrar um treino com o elenco principal, na época comandado pelo técnico Pedro Caixinha. No entanto, estava buscando o melhor condicionamento físico e passou a fazer trabalhos individuais. Quando questionado com a comunicação do clube, o Alvinegro afirmava que era um jogador para a base.

O Diário do Peixe conversou com algumas pessoas da base que afirmaram que não efetuaram a negociação e que partiu do scout do Departamento de Futebol profissional. Enquanto isso, a janela fechou e o Santos não entrou em um acordo por pagamento ao Sol de América.

Após a repercussão, o presidente Marcelo Teixeira chegou a afirmar que a negociação foi travada por questões levantadas pelo Departamento Jurídico e que, à princípio, Angel atuaria pela base e depois seria integrado de fato.

“Houve uma avaliação por parte do departamento jurídico. O departamento jurídico também fez uma série de questões envolvendo a documentação do jogador. Então, com isso, nós temos sempre que seguir as orientações que são dadas pelo departamento jurídico. No caso, é possível ainda, se forem reparadas as questões envolvendo a parceria com a Elenco, que a negociação seja retomada. Estava sendo tratado, diga-se de passagem, que não era um jogador que vinha para a disputa do Campeonato Paulista. Era um jogador que estava sendo avaliado pelo próprio scout, pelos analistas, e estava até propenso a estar relacionado para o sub-20. Lá, ele continuaria desenvolvendo suas atividades com o acompanhamento da comissão técnica do profissional. Mas, independentemente disso, o mais importante agora é que haja um acerto da documentação e o aval do departamento jurídico”, explicou o cartola santista.

Depois disso, foi definido que Sebastian seguiria treinando nas estruturas do Peixe até ambas as equipes entrarem em um novo acordo pela negociação. Ele ficou por um período e depois retornou ao Sol de América após falta de entendimento entre os clubes. O Alvinegro vai seguir acompanhando o desempenho do paraguaio.

Leia também: Impasse com multa de Pedro Caixinha pode impedir Santos de registrar novo treinador na CBF

HISTÓRICO

Ángel Sebastián Aguayo Villasanti é nascido no dia 30 de maio de 2005 e é considerado uma joia do Paraguai. O jogador é no Sol de América (Paraguai) desde o Sub-17 e ano passado foi emprestado ao Boston River (Uruguai). Estava inclusive atuando pelo principal do time paraguaio.

Além de passagem pelo Sul-Americano Sub-17 e Sub-20. Ele se destacou no torneio da Conmebol Sub-20. Na fase de grupos, foi titular e saiu aos decorrer dos jogos contra o Peru, Uruguai, Chile, marcando gol, e entrou contra a Colômbia. No hexagonal final, titular contra o Chile e Uruguai e diante do próprio Brasil balançando as redes e sendo substuído.