Furch foi reintegrado ao elenco do Santos em maio (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos negocia uma rescisão com o atacante Julio Furch. O argentino está cobrando o clube por atraso de salários e teria tirado os pertences do armário ameaçando entrar com ação na justiça. O Departamento Jurídico tomou conhecimento da situação e está em busca de um acordo com o ‘imperador’.

Na metade de maio, Furch foi reintegrado ao elenco profissional, mas não foi relacionado para nenhum jogo e ainda ficou ‘escanteado’ fazendo trabalhos mais físicos no CT Rei Pelé apesar de estar no gramado com o restante do grupo. Inclusive havia uma expectativa dele ganhar minutos no amistoso contra o RB Leipzig (Alemanha), mas ele teria tido uma lesão ‘nada grave’ pelo que assessoria informou.

Desde o dia 10 de janeiro, ele vinha ‘afastado’ e estava treinando em horário alternativo ao time principal. Isso só mudou quatro meses depois e ainda assim com pouco prestígio pelo Departamento de Futebol. No começo do ano, recusou uma proposta de empréstimo ao Juventude.

Furch foi contratado em 2023, fez gols e se consolidou. Porém, teve uma temporada passada abaixo e não estava nos planos para 2025. Com contrato até dezembro de 2026, o Santos paga cerca de R$ 1,3 milhões por mês entre salários e outros embargos, que foram parcelados na ‘redução salarial’ do ano passado diante da Série B.

Leia também: Santos tem a 10ª dívida entre os principais clubes do Brasil

Julio Furch não joga há seis meses, desde o fim da Série B, e vai completar 36 anos em julho. Ao todo, são 63 partidas, 9 gols e 1 assistências.  O ‘imperador’ é natural de Winifreda (Argentina) e foi revelado pelo Olimpo. Ele iniciou a trajetória como profissional em 2010. Em solo argentino, o centroavante atuou por San Lorenzo, Arsenal de Sarandí e Belgrano, antes de se transferir para o futebol mexicano, em 2015.

No México, o atacante ganhou destaque rapidamente e virou uma das principais referências na liga local, conquistando o apelido de ‘El Emperador del Gol’. Começou atuando pelo Veracruz e, após dois anos como artilheiro e campeão da Copa México, foi contratado pelo Santos Laguna.

Na equipe de Torreón, Furch jogou por quatro temporadas, anotou 69 gols e ganhou status de ídolo após conquistar o Campeonato Mexicano de 2018. Já em 2021, Furch acertou sua transferência para o Atlas e, logo em sua primeira temporada, virou um dos maiores nomes da história do clube, sendo autor do gol que deu o título mexicano, acabando com uma seca de 70 anos.

No ano seguinte, o atacante repetiu o feito e conquistou novamente o título do Campeonato Mexicano. Após acertar sua saída para o Santos, ele recebeu uma despedida de gala e foi homenageado como um verdadeiro ídolo no Atlas.