Mateus Xavier assinou com o Santos até julho de 2028 (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

O Santos oficializou nesta quarta-feira a renovação de contrato do atacante Mateus Xavier até julho de 2028, com multa de 100 milhões de euros. A notícia já havia sido antecipada pelo DIÁRIO DO PEIXE em julho e agora foi confirmada pelo clube (leia aqui).

Recentemente, o Menino da Vila recebeu uma proposta do Nottingham Forest (Inglaterra), mas os representantes do atleta estudaram a melhor alternativa para ele, que vai seguir no Peixe, onde pretende fazer história.

“É motivo de muita alegria estar renovando meu contrato ao lado do presidente, do meu empresário. Primeiramente queria agradecer a Deus por esse momento maravilhoso, que com certeza vai ficar marcado na minha vida. Agora é seguir trabalhando para ter mais oportunidades”, comemorou o jogador.

Mateus Xavier tinha contrato com o Alvinegro válido até o dia 28 de agosto de 2026 e já discutia a renovação desde que Pedro Martins era o CEO do clube. Ele também já havia recebido diversas sondagens da Europa de clubes como Borrusia Dortmund (Alemanha), PSV (Holanda), Zenit (Rússia) e entre outros.

“Desde novo, meu pai sempre me falou do Santos, o Santos é referência mundial! Cheguei aqui através de um campeonato em Ibotirama (BA), onde tinha 12 captadores e só não tinha captadores do Santos. Meu empresário foi lá em casa, em Ibicaraí, no interior da Bahia e falou das propostas. Eu falei que não queria nenhuma delas, porque queria ir pro Santos, porque o Santos é o time do meu coração. Graças a Deus hoje estou aqui”, contou Mateus.

Sob o comando do Departamento de Formação, o Santos fez uma nova proposta para a prorrogação e obteve sucesso.

“O Xavier é um atleta especial porque, além de ser um Menino da Vila, ele disputou a Série B do Campeonato Brasileiro. Isso cria uma identidade e principalmente uma resiliência por parte do atleta. Essa vivência é muito útil para o futuro dele, que tem um talento fantástico e tudo para vencer na carreira. É um orgulho saber que, diante de tantas propostas que ele já estava recebendo, ele disse que não queria ir para nenhum outro clube e que queria jogar no Santos. Isso é um fator decisivo para nós, para prestigiarmos cada vez mais o Xavier e tantos outros meninos, que fazem essa opção de vestir a camisa do Santos”, destacou o presidente Marcelo Teixeira.

Destaque da base, Mateus Xavier já vinha chamando atenção do profissional e chegou a estrear no ano passado na Série B. Mateus estreou pelo principal entrando na vitória sobre a Chapecoense por 1 a 0, na Vila Belmiro, na 13ª rodada, no dia 1 de julho de 2024. Na partida, o garoto finalizou uma bola e o goleiro adversário colocou para escanteio. O gol santista veio na cobrança do escanteio.

Apesar de ter chamado atenção, Mateus Xavier voltou para a base depois da passagem pelo time principal com Carille, que chegou a elogiar o menino. Ele já vinha se dividindo com o Sub-17, onde foi campeão Paulista. Neste ano o jogador vem se dividindo pelo Sub-20. Com o técnico Pedro Caixinha no Paulistão, foi inscrito na competição e ficou seis jogos no banco.

Na Copa do Brasil, entrou no jogo de ida na Vila Belmiro e recebeu elogios de Cleber Xavier pela atuação. No Brasileiro, entrou em três jogos: Corinthians, Grêmio e Red Bull Bragantino.

Ao todo Mateus Xavier já soma cinco jogos no elenco principal. Enquanto isso, ele segue se dividindo com o Sub-20 e se destacando pelos torneios da base.

HISTÓRICO

Mateus foi reprovado no primeiro teste no Santos, mas não desistiu de vestir a camisa do Peixe. Natural de Ibicaraí (Bahia), seguiu os passos do pai, que jogava na Seleção da cidade. Aos quatro anos, entrou na escolinha Revelação, onde iniciou a trajetória. Teve passagem pelo projeto Damascena, do professor Betinho, onde disputou um campeonato no interior pelo Canarinhos, sendo eleito o melhor jogador do torneio.

O Alvinegro tinha um observador na competição e ele foi chamado para fazer teste. Aos nove anos, fez o teste e não foi aprovado. Na sequência, passou por um teste no Fluminense e também não passou. Só cinco anos depois foi chamado novamente para testes no Peixe depois de disputar um campeonato pelo Canarinhos e foi aprovado.

Ponta-esquerda, ele se destacou pela velocidade, drible e finalização. No clube desde os 14 anos, ele tinha um contrato de formação até o fim de 2024. Em setembro de 2023, assinou o primeiro contrato profissional, que era válido até hoje, com vínculo até agosto de 2026.

Pela base, foi vice da Copa Votorantim (2022) e foi campeão da Copa Brasileirinho Sub-16 (2023), Paulista Sub-17 (2024). No ano retrasado, também foi artilheiro da Brasil Soccer Cup Sub-16.

Veja os números de Mateus Xavier pelo Santos:

  • 2022: 8 gols em 22 jogos pelo Paulista Sub-15
  • 2023: 4 gols em 21 jogos pelo Paulista Sub-17 | 8 jogos pelo Brasileiro Sub-17
  • 2024: 8 gols em 7 jogos pelo Paulista Sub-17 | 1 gol em 5 jogos pela Copinha | 2 gols em 8 jogos pelo Paulista Sub-20 | 5 gols em 8 jogos pelo Brasileiro Sub-17 | 4 gols em 15 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 1 jogo pela Série B
  • 2025: 1 gol em 4 jogos pela Copinha | 5 gols em 14 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 6 jogos pelo Paulista Sub-20 | 3 jogos pela Série A | 1 jogo pela Copa do Brasil