
Santos buscou diminuir o prejuízo no jogo (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)
O Santos perdeu para o Cruzeiro por 3 a 2, no CT Rei Pelé, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, nesta quarta-feira (23). Os atacantes Luca Meirelles e Mateus Xavier marcaram os gols do Peixe.
A equipe do técnico Fabrício Monte tem nove pontos. Os Meninos da Vila possuem duas vitórias, três empates e duas derrotas, com 15 gols marcados e 12 sofridos. Na campanha, venceram o Botafogo (C) e São Paulo (F), empataram com o Atlético-MG (F), Palmeiras (C) e Atlético-GO (F) e perderam para o Fluminense (C) e Cruzeiro (C).
Na próxima rodada, os Meninos da Vila duelam contra o Bahia na quarta-feira (30), às 15 horas, no CT Evaristo de Macedo.
O JOGO
Com apenas cinco minutos de jogo, o Cruzeiro abriu o placar em cobrança de escanteio pela direita. O camisa 9 Rayan antecipou o cruzamento na primeira trave e desviou de cabeça para o fundo das redes. Aos doze, Rayan marcou o segundo gol do Cruzeiro. Ele recebeu lançamento pelo alto e arrancou para ficar cara a cara com Rodrigo Falcão.
Com toque por cobertura, ele tirou do goleiro santista para colocar a bola nas redes e ampliar a vantagem dos visitantes. Dez minutos depois, o Peixe tentou responder em chegada pela ponta esquerda. Vinícius Lira cruzou para a área e Luca Meirelles subiu bem para cabecear, mas foi bloqueado em defesa do goleiro Marcelo no canto esquerdo.
Aos 25, depois de chegada do Santos FC pela ponta direita, a bola acabou sobrando para Profeta na entrada da área. O meio campista venezuelano emendou finalização de primeira e mandou a bola a poucos centímetros da trave direita, pela linha de fundo. No minuto seguinte, Gustavo Henrique recebeu a bola aberto pela ponta direita e bateu cruzado com muita força.
A bola desviou num marcador no meio do caminho e Enzo Boer tentou completar para o gol, mas mandou para fora. Aos 41, Pepê Fermino roubou a bola da defesa adversária e ficou cara a cara com o goleiro. Na finalização, eme mandou a bola pela linha de fundo à esquerda da meta.
E nos acréscimos da primeira etapa, o Cruzeiro marcou o terceiro gol em finalização pela direita da entrada da área. Baptistella limpou a marcação e bateu cruzado, para as redes do canto inferior esquerdo. O Santos iniciou a segunda etapa pressionando os adversários dentro da área no campo de ataque. Com os defensores bem postados, o Peixe não conseguia finalizações que ameaçassem a meta do goleiro Marcelo.
Aos sete minutos, Vinícius Lira chegou mais uma vez pela ponta esquerda do ataque e cruzou com precisão na direção de Luca Meirelles. O centroavante subiu alto para cabecear, mas mandou para fora, à esquerda do gol. O Peixe marcou seu primeiro gol aos 20 minutos. Gustavo Henrique roubou a bola na saída dos adversários e partiu para cima pelo meio do campo de ataque.
Ele passou para Luca Meirelles dentro da grande área e o centroavante não perdoou, marcando seu sétimo gol em sete jogos da competição nacional, ao colocar a bola com firmeza no fundo das redes do canto esquerdo. No lance seguinte, foi Mateus Xavier quem puxou contra ataque pela esquerda do campo ofensivo.
Na entrada da área, ele passou para Enzo Boer chegar chutando com muita força. A batida colocada se encaminhava para o ângulo direito, mas Marcelo se esticou para espalmar por cima do travessão. Aos 30, Pepê Fermino chegou pela ponta esquerda e passou para Kauan Pereira, que apareceu pelo meio da grande área.
O atacante santista tentou completar para o gol, mas pegou embaixo da bola e a mandou por cima da meta. No lance seguinte, Kauan Pereira dominou a bola pela ponta direita do ataque e partiu para cima da marcação. Ao entrar na área pela direita, ele bateu com força e a bola desviou de leve em seu marcador, antes de ser defendida pelo goleiro.
Com 39 minutos, Kauan Pereira arriscou finalização de fora da área, pelo lado direito. Com novo desvio de leve num dos adversários, a bola saiu em escanteio pela esquerda. Aos 42, Robinho Jr. dominou a bola pela ponta direita da entrada da área. Ele balançou sobre seus marcadores para finalizar, mas mandou a bola por cima da meta na batida colocada.
Um minuto depois, Juninho foi travado ao finalizar da entrada da área e a bola sobrou para Gustavo Henrique na ponta direita. Ele cruzou para a área e João Alencar desviou de cabeça, fazendo a bola chegar a Luca Meirelles. Na finalização de cabeça, o camisa 9 mandou por cima do travessão.
Já aos 45, Mateus Xavier marcou mais um gol para o Santos FC, esquentando o jogo nos minutos finais. Em novo cruzamento de Gustavo Henrique da direita, Kauan Pereira escorou de cabeça e fez a bola chegar a Xavier. De primeira, ele concluiu para as redes do canto esquerdo. Em seguida, por muito pouco Kenay não marcou um golaço para empatar o jogo para o Santos FC.
Ele teve espaço pela intermediária do campo de ataque e mandou uma bomba muito perto do ângulo direito, mas para fora. O Peixe manteve a pressão no ataque e Gustavo Henrique encontrou Gabriel Simples próximo à trave esquerda com novo cruzamento da direita. O camisa 4 chegou completando para o gol mas mandou a bola nas mãos do goleiro, em cima da linha de gol.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 2 X 3 CRUZEIRO (MG)
Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: quarta-feira, 23 de abril de 2025
Horário: 15h
Árbitro: Gabriel Furlan
Assistentes: Leonardo Augusto Villa e Bruno Silva de Jesus
Cartão amarelo: (SFC) Enzo Boer
Gols: (CRU) Rayan, aos 5′, aos 12′ e Baptistella, aos 46′ do 1ºT; (SFC) Luca Meirelles, aos 20′ e Mateus Xavier, aos 45′ do 2ºT
Santos FC: Rodrigo Falcão; Gabriel Simples (Padula), Samuel (João Alencar), João Ananias e Vinícius Lira; Profeta (Kenay), Gustavo Henrique e Rodrigo Cezar (Mateus Xavier); Pepê Fermino (Robinho Jr.), Enzo Boer (Kauan Pereira) e Luca Meirelles. Técnico: Fabrício Monte
Cruzeiro: Marcelo; Victor Jesus, Kaiquy Luiz (Kelvin), Bruno Alves e Gustavo Henrique (Samuel); Lucas Bellucco, Alessandro e Felipe Morais (Filipe Melere); Baptistella (Dayvid), Nicolas (Luis Felipy) e Rayan. Técnico: Luciano Dias
REGULAMENTO
Os vinte clubes se enfrentam em turno único e, após as 19 rodadas, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. Em chaveamento pré-definido, a melhor campanha pega a oitava melhor, a segunda a sétima e etc.
Além do Peixe, também participam da competição Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Botafogo, Fortaleza, Grêmio, Bahia, Internacional, América-MG, Red Bull Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude, Cruzeiro e Cuiabá.
As quartas de final (previsão para 31 de julho ou 1 de agosto) e a semifinal (previsto para 20 ou 21 de agosto) serão disputadas em jogo único. Já a grande final em ida e volta (jogos previstos para 27 de agosto e 3 de setembro).
A partir deste ano, os últimos três colocados serão rebaixamento para o Brasileiro Série B Sub-20 2026. A equipe vencedora garante vaga na Conmebol Libertadores Sub-20 de 2026.
Leia também: Barbara Cuzzuol comemora estreia no profissional das Sereias da Vila
Veja os jogos do Santos no Brasileiro Sub-20:
- Santos 4 x 1 Botafogo – Rafael Freitas (2), Rodrigo Cezar e Luca Meirelles
- Atlético-MG 1 x 1 Santos – Pepe Fermino
- São Paulo 2 x 4 Santos – Pepe Fermino, Luca Meirelles (2) e Enzo Boer
- Santos 2 x 2 Palmeiras – Gabriel Simples e Rodrigo Cezar
- Atlético-GO 1 x 1 Santos – Luca Meirelles (P)
- Santos 1 x 2 Fluminense – Luca Meirelles
- Santos 2 x 3 Cruzeiro – Luca Meirelles e Mateus Xavier
- 30/04 (qua): Bahia x Santos, às 15h, no CT Evaristo de Macedo
- 07/05 (qua): Santos x Grêmio, às 15h, no CT Rei Pelé
- 14/05 (qua): Cuiabá x Santos, às 16h, no CT Manoel Dresch
- 21/05 (qua): Santos x Vasco, às 15h, no CT Rei Pelé
- 27/05 (ter): Corinthians x Santos, às 18h, na Fazendinha
- 11 ou 12/06 (qua ou qui): Juventude x Santos
- 18 ou 19/06 (qua ou qui): Santos x Fortaleza
- 25 ou 26/06 (qua ou qui): Santos x Flamengo
- 02 ou 03/07 (qua ou qui): América-MG x Santos
- 09 ou 10/07 (qua ou qui): Santos x Red Bull Bragantino
- 16 ou 17/07 (qua ou qui): Santos x Athletico-PR
- 23/07 (qua): Internacional x Santos
Depois que o ZAGO saiu o time despencou ladeira abaixo cuidado para não cair sub 20 e só o que falta jogadores sem a mínima vontade de ganhar e a mesma coisa do profissional poe o técnico do sub 17 o Hélder.
Os corneteiros adoravam criticar o tecnico Zago atribuindo a ele os percalços do nosso sub 20. Muito bem, ele se encheu o saco e foi para o Atletico Mineiro, depois disso nosso sub 20 despencou acumulando derrotas… um dia talvez esses entendidos acordem, que nosso problema e’ planejamento, infra-estrutura e profissionalismo…
Técnicos, jogadores, diretores, médicos, fisioterapeuta, secretária, segurança, porteiro ninguém está nem aí para o Santos, será que em outros times o dinheiro é diferente?
O time sub 20 é novo para a categoria e tem bons jogadores do meio campo para a frente, além de Vinicius Lira na lateral. É evidente que o treineiro “da casa”, com “identidade com o clube”, está fracassando completamente.
Endosso tudo que foi dito acima, troquem o técnico enquanto temos tempo, é um amontoado de atletas
E o tal de Bernardo onde está?
O Sub 20 tem jogadores de bom potencial, como Luca Meireles, Vinicius Lira, Rodrigo Cézar, Pepe Fermino e Mateus Xavier, mas do meio para trás, o time tem deficiências. A defesa é muito fraca e os volantes não conseguem dar suporte. Além disso, já faz tempo que o time depende de brilhos individuais, pois parece que não tem treinador.
Uma piada esse Fabrício Montes! Quem deveria ter assumido o sub 20 seria o Elder Campos, mas em casa bagunçada todo mundo dar palpite.
Então, dei meu pitaco, outro dia, no sentido de que o Hélder Campos deveria ser mantido no Sub-17, porque ele é importante na formação dos mais novos, mas agora acho que é uma questão de urgência – O F Montes é muito ruim e irá afundar o time. Tem que subir o Hélder e procurar outro para o Sub-17. Tal qual o time principal, o Sub-20 não tem volantes de proteção para a zaga. Todos os times vencedores tiveram cabeça de área. Tem que mudar, não em outro jeito e deve ser agora., pois a vaca está flertando com o brejo.
Todo e qualquer time começa com um bom técnico e comissão técnica. Sino meio de campo do Santos tanto base e profissional é décadas horrível , sem falar nas outras posições então… O Sub 17 parece ser um pouco melhor.
ESSA BASE DO SANTOS A CADA DIA PROVA QUE NAO EXISTE MAIS, SO TEM CABEÇA DE BAGRE E PERDEDOR, BASTA PEGAR ALGUEM MELHORZINHO QUE APANHA, SO BATE EM COITADINHOS…
JUCA KFURI TEM RAZAO , O SANTOS VIROU O NINGUEM FUTEBOL CLUBE.
E PIOR, ESTA FAZENDO ISSO PARA QUE O CLUBE VIRE SAF COMO QUER OS TORCEDORES BURROS, PARA QUE O CLUBE SEJA COMPRADO PELA FAMILIA NEYMAR A PREÇO DE BANANA .
ENQUANTO O SANTOS ESTIVER LIGADO A ESSA FAMILIA NEYMAR E AOS TEIXEIRA, ESSE CLUBE VAI VIRAR O IBIS.