
JP Chermont busca retomada de vaga na lateral do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O Santos recusou uma proposta do Red Bull Bragantino pelo lateral-direito João Pedro Chermont. A oferta daria ao Peixe cerca de R$ 12 milhões e o clube entendeu que é um valor baixo pelo Menino da Vila. No começo do ano, o Alvinegro queria envolver o garoto com o próprio time de Bragança Paulista para tentar uma contratação casada por Lucas Evangelista, situação parecida com a do volante Vinícius Zanocelo, mas a negociação não caminhou.
Em agosto do ano passado, o Santos já havia negado uma proposta de 9 milhões de euros de um time da Inglaterra pelo lateral. O clube entende que Chermont é um dos ativos no mercado e está tranquilo sobre o futuro no lateral. Atualmente, ele disputa pela titularidade no Peixe e tem a concorrência de Aderlan, Léo Godoy e até do zagueiro Luisão, que pode atuar improvisado na posição.
Inclusive, JP Chermont estará no Egito pela Seleção Brasileira Sub-20 nos próximos dias para a disputa de amistosos. Neste ano, já havia sido convocado para o Sul-Americano da categoria, em que o Brasil se consagrou campeão tendo o santista Deivid Washington, mas o Alvinegro pediu a liberação do atleta.
Nesta temporada, Chermont soma uma assistência em 15 confrontos. No Paulistão, foram nove jogos e deu assistência para Guilherme contra o Noroeste. Já no Brasileiro, foram cinco partidas. Além da atuação no amistoso contra o RB Leipzig e não jogou na Copa do Brasil. Ele estreou pelo profissional em 2024.
Chermont entrou aos 24 minutos na vitória sobre a Inter de Limeira por 3 a 2, na Vila Belmiro, pela 12ª e última rodada da fase de grupos do Paulistão, no dia 9 de março. Na época, caiu nas graças do técnico Fabio Carille e se consolidou o time principal. Teve 5 duelos pelo estadual e 2 gols e 4 assistências em 31 jogos pela Série B.
Ao todo pelo profissional do Santos, são 2 gols em 52 partidas. JP Chermont tem contrato até dezembro de 2027.
Leia também: Saiba o que o Santos precisa para sair da zona de rebaixamento no Brasileirão nesta rodada
HISTÓRICO
Natural de Bauru (SP), JP Chermont é nascido em 2005 e chegou ao Santos em 2018 com apenas doze anos. Ele foi destaque do Noroeste jogando contra o Peixe nas semifinais do Campeonato Paulista Sub-11 de 2017. Desde então, se consolidou na base do clube e acumula convocações para a Seleção Brasileira de base. Em 2023, foi campeão do Sul-Americano Sub-17 com a camisa amarelinha.
Em 2017, foram 4 gols em 22 jogos pelo Noroeste no Paulista Sub-11. Em 2019, 13 confrontos pelo Paulista Sub-13. Já em 2021, 13 duelos pelo Paulista Sub-15. Em 2022, pelo Sub-17, foram 2 gols em 10 partidas pelo Paulista e 7 duelos pelo Brasileiro. Por fim, no ano retrasado, foram 15 jogos pelo Paulista Sub-17, 3 pelo Paulista Sub-20 e outros 7 confrontos pela Copa São Paulo.
Além de um gol em 11 partidas pelo Brasileiro Sub-17, dois jogos pelo Brasileiro Sub-20 e um duelo pela Copa do Brasil Sub-20. Ano passado, foram seis partidas pela Copa São Paulo e atuou pela Equality Cup, no Catar, em fevereiro, antes da estreia no profissional.