
Hyan foi relacionado pelo Santos contra o Juventude (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O Santos relacionou o volante Hyan diante do Juventude e tenta convencer o Menino da Vila a seguir no clube. Em julho, a diretoria renovou com o jogador até julho de 2027 prometendo um projeto esportivo ao garoto e, semanas depois, ainda seguiu sem espaço com o técnico Cleber Xavier, que o aconselhou a procurar um time para ser emprestado, pediu rescisão ao Peixe.
Em reunião na última semana, profissionais santistas pediram um pouco de paciência ao staff do atleta para aproveitar Hyan. Inclusive a gestão vive falta de convicção em relação ao trabalho do treinador e deixa a situação do meio-campista de ‘stand-by’ por enquanto’.
Antes da renovação, ele tinha contrato até o fim deste ano. Hyan só tem uma partida na temporada: entrou aos 33 minutos do segundo tempo na derrota para o Red Bull Bragantino por 2 a 1, na Vila Belmiro, pelo Brasileiro, no dia 27 de abril. Também balançou as redes no amistoso contra o RB Leipzig (Alemanha).
O volante ‘estourou’ a idade para a base no começo do ano e chegou a ser testado como ‘titular’ nos treinos do técnico Caixinha, mas não foi utilizado pelo português. Durante esse período, chegou a ficar de fora depois de um estiramento do ligamento colateral medial no joelho direito.
No Paulistão foi inscrito na lista B e ficou no banco nos confrontos contra Mirassol, Ponte Preta, Velo Clube e São Paulo. Já no Brasileirão, entrou contra o Bragantino e ficou no banco diante do São Paulo, Grêmio, Ceará, Corinthians, Vitória, Fortaleza e agora o Juventude.
Durante o período de conversas para aumentar o vínculo com o Alvinegro, recebeu consultas de Atlético-MG, Vitória e o Portland (EUA). Apesar de sondagens, ele nunca priorizou a questão financeira, mas o projeto esportivo e a possibilidade de jogar, além da gratidão pelo time. Para convencer o staff a renovar, a diretoria prometeu espaço no elenco, mas não viu isso se concretizar.
O camisa 20 está a espera do segundo filho com a esposa e permanecer no clube foi um dos passos importantes para ficar também ao lado da família. No entanto, está chateado pela falta de oportunidades e o staff formalizou o pedido de rescisão ao jurídico. José Renato Quaresma, coordenador da base, e Gustavo Ferreira, gerente de futebol, participaram da renovação.
Inclusive, o novo vínculo seria até o fim de 2026, mas eles conversaram para ofertar um projeto com mais tempo. A princípio, quem iniciou as trativas pela renovação foi Thiago Gasparino, que era gerente de mercado e foi para o Sport como executivo. Depois Guilherme Sousa, que era o gerente de futebol estava tomando conhecimento do caso, foi demitido do Santos.
Em 2023, o Atlético-MG já tinha procurado saber da situação do garoto. Já na última temporada, ainda na Copa São Paulo, recebeu uma proposta oficial do CSKA (Rússia) por empréstimo com opção de compra, mas o Alvinegro recusou a oferta.
Ano passado, foram 4 gols em 5 jogos pela Copinha. Depois atuou pela Equality Cup, no Catar, e foi inscrito pelo Santos na Lista B do Paulistão e da Série B. Pela base, teve 1 gol em 7 partidas pelo Paulista Sub-20, 8 gols em 14 confrontos no Brasileiro Sub-20 e 3 duelos pelo Brasileiro de Aspirantes.
No principal, esteve no banco diante do Palmeiras, Red Bull Bragantino e Inter de Limeira na reta final do estadual. No Brasileirão, estreou entrando aos 30 minutos do segundo tempo na vitória sobre o Ceará por 1 a 0, na Arena Castelão, no dia 5 de julho. Também ficou no banco contra Chapecoense, Ituano e Coritiba.
Leia também: Estação São Paulo-Morumbi é vandalizada após jogo do Santos contra o Juventude
Natural de Brasília (DF), Hyan Carvalho está no Santos desde a categoria Sub-11. Veja os números oficiais do jogador pelo clube abaixo:
- 2015: 1 gol em 22 jogos no Paulista Sub-11
- 2016: 6 jogos no Paulista Sub-13
- 2017: 1 gol em 18 jogos no Paulista Sub-13
- 2018: 1 jogo no Paulista Sub-15
- 2019: 6 gols em 30 jogos no Paulista Sub-15
- 2020: 3 jogos no Brasileiro Sub-17 | 2 jogos no Brasileiro Sub-20
- 2021: 7 gols em 18 jogos no Paulista Sub-17 | 2 gols em 8 jogos no Brasileiro Sub-17 | 1 jogos no Brasileiro Sub-20 | 2 jogos no Aspirantes
- 2022: 4 gols em 24 jogos no Paulista Sub-20 | 7 jogos no Brasileiro Sub-20
- 2023: 7 jogos na Copinha | 8 gols em 19 jogos no Paulista Sub-20 | 5 jogos no Brasileiro Sub-20 | 1 gol em 3 jogos na Copa do Brasil Sub-20
- 2024: 4 gols em 5 jogos na Copinha | 1 gol em 6 jogos no Paulista Sub-20 | 8 gols em 14 jogos no Brasileiro Sub-20 | 3 jogos no Aspirantes | 1 jogo na Série B
- 2025: 1 jogo pela Série A | 1 amistoso
Esse técnico é um dos piores que já passaram pelo clube, quanto mais ele fica no time mais humilhante fica nossa situação. FORA CLEBER XAVIER estágiario do krl, FORA MARCELO PINÓQUIO TEIXEIRA
Hyan e’ um talento com muito potencial.
Espero que essa diretoria / comissao tecnica mantenham o garoto na Vila.