Santos retorna aos treinos após vitória no Paulista (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Após a folga na segunda-feira, o elenco do Santos voltou às atividades na manhã desta terça-feira, no CT Rei Pelé. O técnico Juan Pablo Vojvoda comandou um trabalho com ajustes técnicos e táticos no gramado, iniciando a preparação para o confronto contra o Athletico-PR.

Os jogadores que permaneceram mais tempo em campo na vitória sobre o Noroeste, no último domingo, e apresentaram maior desgaste físico realizaram atividades internas na academia do centro de treinamentos. A tendência é que o treinador defina o esboço da equipe titular apenas na atividade desta quarta-feira, antes da viagem do elenco para Curitiba.

Para a partida, Vojvoda deve contar com o retorno do meia Gabriel Menino. O jogador ficou fora do último compromisso pelo Campeonato Paulista por suspensão e tem boas chances de reassumir a titularidade.

Por outro lado, o treinador terá problemas importantes para montar a equipe. Neymar segue em processo de recondicionamento físico e deve ser preservado para o confronto diante do Athletico-PR. A expectativa interna é que o camisa 10 volte a ficar à disposição no duelo contra o Velo Clube, na Vila Belmiro, pela última rodada da fase de grupos do Paulistão. A utilização do jogador em Curitiba é considerada improvável, principalmente por causa do gramado sintético da Arena da Baixada.

Situação semelhante envolve o atacante Gabriel Barbosa. O atleta vem tratando uma tendinite e também pode ser preservado, justamente para evitar agravamento do quadro físico no piso sintético.

O Santos ainda ganhou um novo desfalque no sistema defensivo. Após exames realizados na segunda-feira, o zagueiro João Basso teve diagnosticado um edema na panturrilha direita e ficará afastado das próximas partidas. O problema aumenta a preocupação da comissão técnica, que já não conta com Adonis Frías, também em recuperação de lesão na panturrilha direita.

Atualmente, Vojvoda tem como principais opções para a zaga os defensores Zé Ivaldo, Luan Peres e Alexis Duarte, além dos jovens João Alencar e João Ananias, que vêm sendo observados pela comissão técnica.

Outro jogador que deve seguir fora é o volante Zé Rafael. O meio-campista continua em tratamento de uma tendinite patelar no joelho esquerdo, problema que já o tirou do jogo contra o Noroeste.

Em contrapartida, o treinador recebeu uma boa notícia com o retorno do volante Gustavo Henrique. Revelado nas categorias de base do Santos, o atleta está recuperado de uma lesão muscular no adutor da coxa direita e voltou a ficar à disposição para a sequência da temporada.