Coulibaly tem sido observado pelo profissional do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos efetuou a compra do defensor Coulibaly Yeko Appolinaire, da Costa do Marfim, por R$ 1,5 milhão por 50% dos direitos econômicos. O garoto chegou a base do Peixe em setembro do ano passado por uma espécie de ’empréstimo com intercâmbio esportivo’ e com valor fixado. Ele chegou como zagueiro, mas tem sido trabalhado como volante.

Por ser menor de idade, Coulibaly não pode ser registrado pelo Alvinegro, já que a Fifa só permite transferência de estrangeiros a partir da maioridade. À princípio, ele jogou torneios extraoficiais com o Sub-16/17 como Copa Puma, Copa Ibrachina, BG Cup de Futebol, Super Copa Capital e Copa Atlântico com o Sub-19.

Leia também: ´Escalado´ por Neymar, Souza inicia transição com a fisioterapia no Santos

Destaque, o marfinhense passou de zagueiro a volante e começou a chamar atenção, inclusive ‘subindo’ de categorias com apenas 16 anos. O Santos tem ‘promovido’ alguns garotos da base para completar os treinos do elenco profissional e em umas dessas idas de Coulibaly ao principal, ganhou a confiança da comissão.

Inclusive, ele foi testado pelo técnico Pedro Caixinha, no dia 10 de abril, como volante no ‘terceiro time’ que venceu o Água Santa por 3 a 2, no CT Rei Pelé, em jogo-treino. Coulibaly convenceu o Departamento de base e principal pelo futebol apresentado e, por isso, o Peixe decidiu já garantir a compra mesmo que tenha de esperar até outubro de 2026 quando ele completa 18 anos para atuar torneios oficiais.