Rodrygo teve grande atuação na vitória por 3 a 1 sobre o Nacional-URU no Pacaembu pela Libertadores 2018 (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos tem um retrospecto notável contra os times uruguaios em jogos no Pacaembu. Não foram muitas partidas, apenas três, mas em todas o Peixe ganhou. A mais importante delas aconteceu em 2011, quando os santistas conquistaram o tricampeonato da Copa Libertadores com uma vitória por 2 a 1 contra o Peñarol.

No passado, o Peixe bateu o outro grande do Uruguai, o Nacional, por 3 a 1, pela primeira fase da competição sul-americana. Por fim, aconteceu ainda um jogo contra o Peñarol, pela semifinal da Copa Libertadores de 1965, vencida por 5 a 4. Assim, nesses três jogos, o Santos marcou 10 gols e sofreu seis.

No total, o Santos jogou 21 vezes contra times uruguaios no Brasil, obtendo 13 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, com 52 gols marcados e 32 sofridos. Das 21 partidas, 14 foram realizadas na Vila Belmiro, 3 no Pacaembu, 1 no Palestra Itália, 1 no Maracanã, 1 no Mineirão e 1 no Ibirapuera. As informações são dos pesquisadores Guilherme Guarche e Gabriel Santana, do Centro de Memória do Santos FC.