Santos tem a mesma pontuação de 2023 após os 20 primeiros jogos do Brasileirão (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

O Santos chegou a 20 jogos no Brasileirão 2025 na derrota por 2 a 0 diante do Bahia neste domingo, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Peixe está na 15ª colocação na competição, com 21 pontos. A pontuação da equipe é a mesma que o clube tinha após a 20ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, ano em que a equipe foi rebaixada para a Série B.

Em 2023, o Santos tinha 21 pontos e estava na 17ª colocação na classificação, a primeira dentro da zona de rebaixamento, na frente de Vasco (16), Coritiba (14) e América-MG (10). Dos quatro times que estavam no Z4 naquele momento, apenas o Vasco conseguiu escapar do rebaixamento. O Goiás, que caiu para a Série B, estava na 15ª colocação, com 23 pontos.

Nos últimos 18 jogos em 2023, o Santos conquistou apenas 22 pontos e ficou um atrás do Bahia, o primeiro time a escapar da degola. O Vasco terminou a competição com 45 pontos, dois a menos do que o Peixe.

O roteiro de 2023 também é parecido em relação aos técnicos. A equipe começou o Brasileirão com Odair Hellman, técnico contratado no início da temporada (neste ano foi Pedro Caixinha). Ele foi demitido após a derrota para o Corinthians na 11ª rodada da competição (Caixinha foi demitido na terceira rodada).

Na sequência, a diretoria apostou em Paulo Turra, ex-auxiliar de um técnico da Seleção Brasileira (Luiz Felipe Scolari). Em 2025, a aposta também foi em um ex-auxiliar de técnico da Seleção, Cleber Xavier. Turra comandou a equipe em apenas sete jogos e foi demitido para a contratação de Diego Aguirre. Xavier ficou mais tempo, 15 jogos.

Em 2023, Diego Aguirre foi demitido após a 23ª rodada do Brasileirão. Cleber Xavier foi demitido na 20ª rodada. Resta saber se Juan Pablo Vojvoda, que será apresentado nesta terça-feira, conseguirá a missãao que Marcelo Fernandes não conseguiu em 2023, evitar a queda para a Série B.