Hernani foi revelado pelo Atlético-PR e jogou a última temporada no futebol francês (Crédito: Reprodução/Zenit)

O Zenit, da Rússia, é o novo interessado na contratação do zagueiro Lucas Veríssimo e o Santos tem um motivo a mais para negociar com o clube: o volante Hernani. Os russos fizeram uma proposta de 9 milhões de euros, cerca de 40 milhões de reais, pelo defensor santista e a ideia do Peixe é envolver Hernani, recebendo o jogador e mais uma compensação financeira.

Hernani tem 24 anos, 1,88 de altura e foi revelado pelo Atlético-PR. Após se destacar com a camisa do clube paranaense, o volante foi negociado com o Zenit por cerca de 28 milhões de reais. Em seu primeiro ano na Rússia, o Hernani fez apenas nove partidas e acabou emprestado ao Saint-Étienne, da França, nesta temporada. Lá foram 17 jogos e, mesmo sendo volante, quatro gols.

O Santos faz jogo duro para liberar Lucas Veríssimo. O Peixe já rejeitou propostas do Spartak de Moscou, da Rússia, no início do ano, do Olympique de Marselha e do Lyon, da França, além do Torino, da Itália, nesta janela.

Os italianos ficaram próximos da contratação ao oferecerem 10 milhões de euros, quase 45 milhões de reais, mas o presidente José Carlos Peres pediu que essa quantia fosse “livre” para o Santos, o que foi rejeitado pelos empresários do jogador. O Peixe detém 80% dos direitos econômicos de Veríssimo, quanto 10% são do próprio jogador e outros 10% de empresários.

Hernani chegaria para ser o volante que o presidente Peres disse estar atrás. O mandatário falou em cinco reforços: um volante, um segundo-volante, um meia, um ponta e um centroavante. Carlos Sánchez, Bryan Ruiz e Derlis González já chegaram, restando apenas as contratações de mais um camisa 5 e um camisa 9.