Santos segue preparação para enfrentar o Bahia (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos realizou na manhã desta sexta-feira (22) mais uma atividade de preparação para o confronto com o Bahia, marcado para domingo, às 16h (de Brasília), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O trabalho foi comandado pelo interino Matheus Bachi, no CT Rei Pelé, e contou com exercícios táticos e ensaios de jogadas de bola parada.

A principal preocupação da comissão técnica é a condição do atacante Guilherme. Alvo frequente de críticas da torcida, o jogador está abalado emocionalmente e pode não ser relacionado para a viagem a Salvador.

Internamente, a diretoria procura oferecer respaldo ao atleta, considerado peça importante no elenco, e entende que uma saída neste momento, sem reposição imediata, poderia fragilizar o grupo. Guilherme, por outro lado, tem se mostrado cada vez mais incomodado com a pressão, a qual considera desproporcional.

A semana também marcou o retorno de Zé Ivaldo aos treinos coletivos. O zagueiro, que estava afastado desde o jogo contra o Mirassol, viveu período de indefinição por conta da cláusula contratual que obriga o Santos a comprá-lo do Cruzeiro caso alcance 60% de participação na temporada. Durante o afastamento, inclusive, perdeu a camisa 2, que foi repassada ao lateral-direito Mayke. Agora, reintegrado ao grupo, pode ser relacionado e até ganhar espaço diante dos desfalques na defesa.

Um esboço da equipe para enfrentar o Bahia tem: Gabriel Brazão; Mayke, Gil (Zé Ivaldo), Luan Peres e Souza; Zé Rafael (João Schmidt ou Tomás Rincón), Gabriel Bontempo e Rollheiser; Caballero, Barreal e Tiquinho Soares.

O Peixe não contará com Neymar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido contra o Vasco. Além dele, João Basso e Willian Arão seguem em transição física e também não viajam. Havia expectativa de que Basso pudesse retornar, mas o zagueiro deve estar à disposição apenas no próximo compromisso, contra o Fluminense.