
Gabriel Bontempo foi titular do Peixe (Crédito: Divulgação Santos FC)
No apagar das luzes, o Santos tomou o gol e acabou derrotado por 2 a 1 para o Athletico Paranaense na Arena da Baixada, jogo válido pela 3ª rodada do Campeonaro Brasileiro. O Peixe, que fazia um bom jogo, tomou o gol nos acréscimos e com o revés não consegue deixar a zona do rebaixamento. O time de Vojvoda soma apenas um ponto em nove disputados na competição.
O jogo
O jogo mal começou e o Santos já saiu atrás do marcador, e com mais uma lambança de Zé Ivaldo. O zagueiro segurou Viveros, que caiu na área. O VAR chamou e o árbitro assinalou pênalti, com menos de três minutos de jogo. Julimar cobrou com categoria, deslocando Brazão e anotando o primeiro gol da partida.
Sem ver a cor da bola, o Santos foi totalmente dominado pelo time paranaense nos 15 primeiros minutos de jogo. Só que o Athletico, apesar de ter a bola, pouco conseguiu agredir o gol do Peixe.
A primeira chegada do Santos só ocorreu aos 16 minutos, e com um gol totalmente inesperado. Sem conseguir trocar três passes, o Santos apareceu no ataque com Miguelito, que na entrada da área tentou jogada individual no meio de dois defensores. O meia estava perdendo a bola quando Thaciano apareceu, pegou a bola, ajeitou e chutou rasteiro para vencer o goleiro athleticano. Placar de 1 a 1.
O gol fez o Peixe crescer na partida e o jogo então ficou igual. Muita correria dos dois lados, mas sem grandes chances até aos 39 minutos. Em uma boa jogada coletiva do Peixe, a bola chegou até Thaciano, que da entrada da área chutou e foi travado. Miguelito então desta vez pegou a sobra e soltou uma bomba, mas sem direção.
Nos minutos finais do primeiro tempo, mais dois lances, um para cada lado. Aos 45, Mendoza correu pela esquerda, invadiu a área e chutou na saída de Brazão. Mas sofrendo forte marcação, o chute do atacante colombiano que já jogou no Santos saiu por cima do gol. A resposta do Peixe veio aos 47, com chute de Rony de fora da área. Mas sem muita força, a bola acabou nas mãos do goleiro Santos.
O primeiro bom lance da segunda etapa foi do Athletico. Esquivel desceu pela esquerda e cruzou. Viveros, no primeiro pau, chutou e só não marcou devido a boa intervenção de Luan Peres, que se esticou inteiro e colocou a bola para a linha de fundo.
Aos 17 minutos, grande lance do Athletico. Após batida de escanteio pelo lado esquerdo do ataque, a bola foi desviada na primeira trave e Brazão operou um milagre. A bola então bateu em Arthur Dias e passou do lado da trave alvinegra.
Com o jogo igual, Vojvoda promoveu as entradas de Barreal e Moisés, tirando Gabriel Bontempo e Miguelito, colocando o Peixe no ataque. E o time rapidamente respondeu. Aos 25 minutos, Igor Vinícius arrancou pela direita, trouxe para o meio e soltou um belo chute da entrada da área. O goleiro Santos se esticou inteiro e fez uma linda defesa.
Aos 29 minutos mais uma boa chegada do Athletico Paranaense. A bola foi cruzada da esquerda e percorreu toda a área santista até chegar em Zapelli do outro lado, que chutou de primeira e exigiu mais uma boa defesa de Brazão. No rebote, o chute de Mendoza foi travado por Luan Peres.
A resposta do Peixe foi rápida, com dois lances em menos de três minutos. Primeiro o goleiro Santos salvou o chute de Moisés. No minuto seguinte, boa chegada de Thaciano na linha de fundo, que colocou a bola na marca do pênalti para Moisés chutar. O defensor Benavídez foi quem salvou desta vez o time paranaense se jogando na bola e tirando de carrinho.
Aos 39 mais uma boa defesa de Brazão. Zapelli fez boa jogada pela esquerda e a bola chegou em Felipe Chiqueti, que soltou uma bomba. O arqueiro santista cresceu no lance e espalmou a bola para longe.
O jogo já se encaminhava para o seu final, nos acréscimos, quando o castigo aconteceu (mais uma vez!) para o Peixe. Após apostar em três zagueiros, com a entrada de João Basso, o Santos voltou a falhar atrás. Viveros, livre de marcação quase dentro da pequena área, só deu um toquinho para decretar mais uma derrota do Santos no Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
Athletico Paranaense 2x 1 Santos
Competição: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 12 de fevereiro de 2026, às 19h00 (horário de Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Público: 27.083
Renda: R$ 1.388.300,00
Cartões amarelos: Odair Hellmann e Felipe Chiqueti (CAP); Gabriel Bontempo, Vinícius Lira e Igor Vinícius (SAN)
Gols: Julimar aos 5 minutos do primeiro tempo (CAP); Thaciano aos 16 minutos do primeiro tempo (SAN)
ATHLETICO PARANAENSE: Santos; Benavídez, Terán, Arthur Dias, e Esquivel; Portilla (Luiz Gustavo), Zapelli (Jadson) e Léo Derik (Dudu); Mendoza (Bruninho), Julimar (Felipe Chiqueti) e Viveros. Técnico: Odair Hellmann
SANTOS: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Zé Ivaldo, Luan Peres e Vinícius Lira (Rollheiser); João Schmidt, Gabriel Menino, Gabriel Bontempo (Barreal) e Miguelito (Moisés); Thaciano (Lautaro Díaz) e Rony (João Basso). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Parabéns Ivaldo, pênalti e deu condições de jogo no segundo gol, que bista, esse taciano tb parefe um João bobo, fez o gol e só, não ganha uma, técnico não tem culpa, mas esse time precisa melhorar muito, vamos ver domingo com neymar gabigol, Roni e Moisés, última chance em voyvoda, se liga
Eu queria ver como são os treinos do Vojvoda ! Não é possível uma zaga se posicionar tão mal assim como no segundo gol ! Já tinha acontecido em jogo recente. Vários jogadores santistas de defesa na pequena área e deixam o atacante atleticano entrar na área sem ninguém acompanhando. Esse treinador é ruim demais, não adianta insistir !
Só quero ver o que vão fazer essas torcidas organizadas que comem na mão do presidente santista. Tem que reclamar, ir com faixas pra frente do estádio pedindo a saída do MT, não é possível! Só não pode invadir treino pra xingar jogador nem ameaçá-los.
Ele mesmo disse que colocou a zaga para marcar por zona e aqui no Brasil isso não dá certo.
Clube de merda !
Só quero ver o que vão fazer essas torcidas organizadas que comem na mão do presidente santista. Tem que reclamar, ir com faixas pra frente do estádio pedindo a saída do MT, não é possível! Só não pode invadir treino pra xingar jogador nem ameaçá-los.
Treinador burro, covarde !
O ataque estava indo bem e ele troca todo mundo e põe um zagueiro a mais pra segurar o ataque adversário. Foi castigado pelo gol que levou.
Se o Santos não trouxer outro treinador melhor, vamos de novo pra segundona
Falar o que dessa Merda de elenco e Técnico….INUTEI INUTEIS INUTEIS..PARASITAS PARASITAS PARASITAS.. REBAIXAMENTO JA….E FORA VAI DE VODKA INUTIL…
Essa desgraça de Zé Ivaldo nunca viu bola na vida dele
Lixo de clube !
Não adianta ter Moisés, Roni, Neymar, Gabigol se não tem meio de campo que cria jogadas. João Shimith não dá, raramente acerta um passe. Os laterais são fracos, só defendem e muito mal por sinal. Zé Ivaldo é patético! É o pior Santos e com tantos caras bons no ataque. Mais um ano do mesmo Santos! 10 anos lutando só contra o rebaixamento.
Jogou como nunca e PERDEU COMO SEMPRE.
Eu estava analisando toda bola que vai em direção ao nosso gol OU BATE NO ZAGUEIRO E AAI PRA ESCANTEIO, OU O ZAGUEIRO FAZ PÊNALTI OU É GOL…
JÁ as bolaa que chutamos RARAMENTE é escanteio pra nós, raramente é pênalti e raramente é gol. NINGUÉM APARECE NA ÁREA PRA CABECEAR ..
sabe o que isso significa né? não temos treinador! faz pelo menos 6 anos. tudo lixo mamando na teta já seca do clube
Será que o técnico tem condições e liberdade para escalar os jogadores que ele tem a disposição, ou será que tem dedo do Marcelo Teixeira nisso???????? O que não me conformo é jogador da base, novo, trotando em campo ao invés de correr e marcar. Dessa vez não culpo do Brazão, pois ele nada podia fazer. Agora a defesa fica olhando para o céu e ninguém marca ninguém. O Juca Kfouri tinha razão, esse o NINGUÉM FUTEBOL CLUBE (ninguém corre, ninguém marca, ninguém chuta…. tá difícil).
Infelizmente o Santos foi acometido de uma doença extremamente agressiva e incurável chamada Marcelo Teixeira
Só quero ver o que vão fazer essas torcidas organizadas que comem na mão do presidente santista. Tem que reclamar, ir com faixas pra frente do estádio pedindo a saída do MT, não é possível! Só não pode invadir treino pra xingar jogador nem ameaçá-los.
Fiquem tranquilos, Lisca Doido vem aí. Se tiver algum técnico considerado o melhor do mundo o Santos pode até contratar, mais que vai fazer esses pés de rato jogar isso não vai.
Calma só falta 45 pontos.
O time do Morumbi colocou o presidente para correr e deu certo. É urgente colocar esse cara para fora e acabar com esse maldito conselho que não serve para nada. SAF urgente. Não dá mais para assistir a isso
Apoiado.
pq o tal de gabriel barbosa não jogou? ta de sacanage esse departamento de fisilogia e preparacao fisica. que piada. Elenco chucro e malzoleu, matos e teixeira uns bananas, cade a gerencia de futebol inutil? prantos futebol clubeeee