Santos vence a Inter de Limeira no Paulista Sub-20

Por |2025-07-19T17:06:11-03:0019 de julho de 2025, 17:06 |

Pedro Padula é destaque do Santos (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

Santos venceu a Internacional de Limeira por 2 a 1, no Estádio Espanha, pela 12ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Sub-20, neste sábado (19). Os gols foram de Pedro Hian e Pedro Padula.

A equipe do técnico Mauricio Copertino chega a 20 pontos no estadual. Na campanha, somam seis vitórias, dois empates e quatro derrotas, com 21 gols marcados e 16 sofridos.

Os Meninos da Vila venceram o Audax (F), EC São Bernardo (C), Mirassol (F), Taubaté (F), Ponte Preta (C) e Inter de Limeira (C), empataram com o Itapirense (C) e com a Ferroviária (C) e perderam para o Sfera (F), Aguaí (C), Novorizontino (F) e São Caetano (F).

No Grupo 1, o Alvinegro está ao lado de Aguaí, Audax, EC São Bernardo, Sfera, Ferroviária, Inter de Limeira, Itapirense, Juventus, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, São Caetano, São José, Taubaté e Velo Clube.

O JOGO

Com apenas trinta segundos de jogo no Estádio Espanha, os Meninos da Vila já chegaram ao ataque com perigo. Enzo Boer recebeu a bola pela esquerda do campo ofensivo e, mesmo de longe, arriscou batida direta para o gol. Sem direção, a bola saiu à esquerda da meta.

E foi com 14 minutos da primeira etapa que Pedro Hian abriu o placar para o Santos FC com belo gol em finalização de fora da área. Em momento de pressão santista no ataque. O camisa 3 recebeu a bola pelo meio do ataque, ainda distante da área e, mesmo assim, mandou uma bomba na direção do canto inferior esquerdo. O goleiro Antony tentou se esticar, mas não pôde alcançar a bola, que morreu no fundo das redes.

Passada metade do primeiro tempo, Bernardo cobrou escanteio pela direita, mas a bola foi afastada no alto pela defesa dos visitantes. Enzo Boer dominou a sobra na entrada da área e tirou de seu marcador para bater com força. No meio da meta, a bola parou nas mãos do goleiro.

Um minuto depois, Matheus Filipe dominou a bola pela ponta direita do ataque e cruzou na direção da segunda trave. O zagueiro Assis apareceu para finalizar pelo alto, mas cabeceou para fora.

Já aos 40 minutos, os visitantes empataram o placar em bela cobrança de falta pelo meio do campo ofensivo. Perto da entrada da área, Pedrinho bateu colocado para as redes do ângulo direito, sem chances de defesa ao goleiro santista.

O Peixe tentou responder dois minutos depois, em cobrança de falta pela zona intermediária do campo ofensivo, Bernardo alçou a bola à área e ela foi afastada nos pés de Alejandro Villarreal, próximo à meia lua. Em batida colocada, o camisa 9 parou em defesa segura do goleiro adversário, bem posicionado para encaixar a bola que se encaminhava para o ângulo esquerdo.

Ainda nos acréscimos da primeira etapa, o Peixe retomou a vantagem no placar com gol de Padula. O camisa 7 recebeu cruzamento espetacular de Enzo Boer, que o deixou cara a cara com o goleiro. Com toque de leve, com classe, Padula mandou a bola para o fundo das redes do canto inferior esquerdo.

Na primeira metade da segunda etapa, a partida não teve grandes chances de gols e as investidas do Peixe paravam no bom posicionamento defensivo dos adversários.

Aos 26, Mateus Xavier arrancou em contra ataque pela ponta esquerda e foi derrubado com falta muito próxima à linha de entrada da área. Na cobrança, Bernardo buscou o ângulo esquerdo, mas acertou a barreira.

Dez minutos depois, Rodrigo Cezar recebeu lançamento pela esquerda da grande área a bateu cruzado, com firmeza, na direção do canto inferior esquerdo. Atento ao lance, Antony fechou bem o gol e ficou com a bola.

Com 39 minutos, Enzo Boer recebeu passe pelo alto de Rodrigo Cezar e, da entrada da área, matou no peito antes de finalizar. O camisa 11 acertou a finalização na direção do canto direito, mas parou em boa defesa de Antony.

Aos 42, Kenay aplicou belo chapéu em seu marcador na entrada da área e foi rápido para acionar Mateus Xavier, chegando livre de marcação pela esquerda da área. Na batida colocada do camisa 20, a bola subiu demais e saiu em tiro de meta.

No último minuto dos acréscimos da segunda etapa, João Alves ficou cara a cara com o goleiro, mas foi derrubado por um adversário em penalidade máxima. Na cobrança, no entanto, Mateus Xavier acertou o travessão.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 2 X 1 INTER DE LIMEIRA

Campeonato Paulista Sub-20 – 12ª rodada
Local: Estádio Espanha, em Santos (SP)
Data: sábado, 19 de julho de 2025
Horário: 15h
Árbitro: Fernando Bartz Guedes
Assistentes: Vinicius Santana da Silva e Fernando Meirelles Silva
Cartão amarelo: (INL) Thomaz, Pontes e Gabriel Paes; (SFC) Kenay e João Alves
Gols: (SFC) Pedro Hian, aos 14′, Padula, aos 46′ do 1ºT; (INL) Pedrinho, aos 40′ do 1ºT
SANTOS FC: Pedro; Matheus Filipe, Assis, João Ananias e Pedro Hian (Vinícius Lira); Kenay, Profeta (Gustavo Henrique) e Bernardo (Rodrigo Cezar); Padula (Mateus Xavier), Enzo Boer (Lucas Yan) e Alejandro Villarreal (João Alves). Técnico: Maurício Copertino
Inter de Limeira: Antony; Nathan (Corcino), Pontes (Bernardo), Nicolas e Davi Pierri (Gabriel Barbosa); João Henrique (Gabriel Paes), Caio e Rafinha (João Xavier); Léo Lopes (Batista), Pedrinho e Thomaz (Tiago). Técnico: Bruno Saymon

REGULAMENTO

Nesta edição, o formato da competição foi alterado visando a criação de uma segunda divisão para o torneio. Antes, eram três fases de grupos, a primeira regionalizada, para depois a disputa das quartas de final, semifinal e final.

As 48 equipes participantes foram divididas em três grupos com 16 times cada. A divisão foi de acordo com o ranking da categoria elaborado pela Federação Paulista de Futebol. Na primeira fase, as chaves se enfrentam entre si em turno único e, após 15 rodadas, os 10 melhores colocados avançam, além dos dois melhores 11ª colocados.

Na segunda fase, os times já se enfrentam em mata-mata, em critérios técnicos. A melhor campanha enfrenta a 32ª melhor, a segunda duela contra a 31ª melhor e assim por diante. Em caso de empate no placar agregado, a definição do classificado será nos pênaltis. A grande novidade é que nesta temporada, a categoria volta a ter duas divisões.

Diferente de critérios passados, o Sub-20 não depende do desempenho do elenco principal. Com o plano de a elite ter 32 clubes em 2029, nas edições de 2025, 2026, 2027 e 2028 caem seis times -dois piores de cada grupo- e sobem dois. A partir de 2029, quatro equipes serão rebaixadas enquanto outras quatro sobem da Série B.

Leia também: Vinicius Zanocelo treina no contraturno enquanto aguarda definição sobre seu futuro no Santos

Veja os jogos do Santos no Paulista Sub-20:

  • Sfera 2 x 1 Santos – Robinho Jr
  • Santos 2 x 3 Aguaí – Samuel Lima e Robinho Jr
  • Audax 0 x 2 Santos – Vinicius Lira e contra
  • Santos 2 x 1 EC São Bernardo – Enzo Boer e Pepe Fermino
  • Novorizontino 3 x 2 Santos – Enzo Boer e Pepe Fermino
  • Santos 2 x Itapirense, às 15h
  • Mirassol 0 x 1 Santos – Kauan Pereira
  • Santos 1 x 1 Ferroviária – Kauan Pereira
  • Taubaté 1 x 4 Santos – Kauan Pereira, Kenay, Diego Matos e Bernardo
  • Santos 2 x 1 Ponte Preta – Vinícius Lira e Rodrigo Cezar
  • São Caetano 2 x 0 Santos
  • Santos 2 x 1 Inter de Limeira – Pedro Hian e Padula
  • 26/07 (sáb): Santos x Juventus, às 15h
  • 06/08 (qua): São José x Santos, às 15h
  • 12/08 (ter): Santos x Velo Clube, às 15h

Compartilhe essa notícia, escolha a sua rede!

Deixar um comentário

Ir ao Topo