Joaquim comemora o gol contra o Ceilândia (Crédito: Divulgação/SantosFC)

Mesmo sem ter uma atuação brilhante, o Santos fez o suficiente para garantir a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira, o Peixe venceu o Ceilândia por 1 a 0 no Estádio Elmo Serejo Farias (Serejão), em Brasília (DF). O único gol do jogo foi marcado pelo zagueiro Joaquim após cobrança de escanteio de Lucas Lima.

Na próxima fase, o Santos vai enfrentar o vencedor do confronto entre Iguatu-CE e América-RN, que duelam na próxima semana. Antes, o Peixe tem o clássico contra o Corinthians no domingo, na Vila Belmiro, pelo Paulistão.

O jogo

O Santos começou em cima da equipe da casa e teve uma grande chance logo aos 4 minutos. Ângelo tabelou com Lucas Lima, recebeu na área e chutou por cima do gol. Aos 11 minutos, Marcos Leonardo cobrou falta da entrada da área, o goleiro Henrique Marchesan defendeu e a bola ainda explodiu na trave. Aos 14, Ângelo tabelou novamente com Lucas Lima e chutou, mas o goleiro do Ceilândia fez outra boa defesa.

O Ceilândia acordou depois dos 20 minutos. Aos 21, após cruzamento da esquerda, Milla apareceu no segundo pau e chutou, mas a bola bateu em Felipe Jonatan quase em cima da linha e foi para escanteio. Na cobrança, após rebote da zaga, Gabriel perdeu gol incrível. Aos 34 minutos, após cobrança de escanteio da direita, a bola ficou viva na área, Gabriel chutou e o goleiro João Paulo fez um milagre e salvou com os pés.

O Santos deu o troco. Aos 35, Marcos Leonardo recebeu na área e chutou cruzado, o goleiro Henrique Marchesan defendeu e a zaga afastou o perigo no rebote.

O segundo tempo começou em ritmo mais lento, com o Santos administrando o resultado. A diferença foi a bola parada. Aos 28 minutos, Lucas Lima cobrou escanteio da esquerda, o zagueiro Joaquim subiu mais alto que toda a defesa do Ceilândia e cabeceou para o gol.

O Ceilândia buscou o empate e teve uma chance aos 41 minutos, em chute do atacante Clemente que passou longe do gol.

FICHA TÉCNICA
CEILÂNDIA 0 X 1 SANTOS

Data e hora: 23 de fevereiro de 2023, quinta-feira, às 20h (horário de Brasília)
Local: Estádio Elmo Serejo Farias (Serejão), em Brasília (DF)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil e Thiaggo Americano Labes (SC)

Gols: Joaquim, aos 28’/2ºT (0-1)
Cartões amarelos: Andrey. Euller e Maycon (CEI) e Marcos Leonardo (SAN)

CEILÂNDIA: Henrique Marchesan; Julio Oliveira, Euller, João Afonso e China; Andrey (Werick, aos 27’/2ºT), Dogão (Felipe Cirne, aos 7’/2ºT), Geovane, Douglas e Milla (Wisley, aos 27’/2ºT), Gabriel (Clemente, aos 22’/2ºT) e João de Deus (Maycon, aos 27’/2ºT). Técnico: Adelson de Almeida

SANTOS: João Paulo; João Lucas, Joaquim, Maicon e Felipe Jonatan (Lucas Pires, aos 38’/2ºT); Fernández, Dodi (Vinícius Balieiro, aos 38’2/2ºT) e Lucas Lima (Lucas Barbosa, aos 30’/2ºT); Ângelo (Ivonei, aos 12’/2ºT), Mendoza (Lucas Braga, aos 12’/2ºT) e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann