Marcos Leonardo voltou ao time e fez o seu na virada contra o Grêmio (Divulgação/Santos FC)

A torcida mostrou que será o grande reforço do Santos na luta contra o rebaixamento. De volta à Vila após punição do STJD, ela foi fundamental para empurrar o time na virada por 2 a 1 sobre o Grêmio, neste domingo.

Depois de sair atrás no início do segundo tempo, com um gol de Cristaldo, o Peixe buscou o empate com Marcos Leonardo, completando passe de Soteldo, que havia acabado de entrar em campo, e chegou à virada com Julio Furch, novamente com assistência de Soteldo, aos 44 minutos do segundo tempo.

A vitória levou o time aos 21 pontos, mesmo número do Bahia, que goleou o Bragantino e segue à frente do Santos por conta dos critérios de desempate.

O Santos volta a campo no próximo domingo (27), às 18h30 (horário de Brasília), para encarar o Atlético-MG, em Belo Horizonte, em jogo válido pela 2ª rodada do 2º turno do Campeonato Brasileiro. No 1º turno as equipes empataram por 0 a 0.

O jogo

Escalado no 3-5-2, com Joaquim como terceiro zagueiro e Lucas Braga como ala pela direita, o Santos começou o jogo melhor do que o Grêmio. Aguirre pediu para o time marcar a saída de bola dos gaúchos, e foi assim que o time criou suas melhores chances.

A marcação mais alta rendeu duas bolas roubadas, ambas por Lucas Lima, que acabaram em boas chances com Mendoza, mas os chutes do colombiano saíram sem direção. Marcos Leonardo, de volta após pedir para não treinar durante a semana, mostrou que é importante, e também deu trabalho aos defensores rivais.

O Grêmio, por sua vez, pouco chegou ao gol de João Paulo, e só assustou os santistas em chute de longe de Reinaldo, já perto dos acréscimos do 1º tempo. Pouco para um time que briga pelas primeiras posições da tabela.

2º tempo

Mal rolou a bola na etapa final e o Grêmio marcou o gol. Depois de bola cruzada na área, João Basso cortou mal e Cristaldo, com um chute forte, venceu João Paulo, que não conseguiu segurar: 1 a 0.

Aguirre resolveu mexer no time aos 17 minutos, com as entradas de Soteldo e do estreante Rincón nos lugares de Lucas Lima (que estava bem no jogo) e Joaquim. E mostrou que tem estrela, já que na primeira jogada, Soteldo serviu Marcos Leonardo, que deixou tudo igual: 1 a 1.

Depois do empate, o Santos buscou a virada e contou com a estrela de Aguirre, que tirou Marcos Leonado do jogo e viu Julio Furch, que entrara há pouco, novamente em assistência de Soteldo, fazer 2 a 1 e decretar a virada. 

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 1 GRÊMIO

Data e hora: 20 de agosto de 2023, às 16 horas (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG-FIFA)
Árbitros assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA-FIFA) e Celso Luiz da Silva (MG)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Reinaldo, Fábio, Rodrigo Ely, Bruno Alves, Renato Gaúcho (Grêmio), Joaquim, Marcos Leonardo, Soteldo, João Paulo, Dodô, Julio Furch, Aguirre (Santos)
Cartão vermelho: Reinaldo (Grêmio)

GOLS: Cristaldo (0 x 1), a 1, Marcos Leonardo (1 x 1), aos 17, Julio Furch (2 x 1), aos 44 minutos do 2º tempo

SANTOS
João Paulo; Joaquim (Rincón), João Basso, Alex e Dodô; Fernández (Nonato), Jean Lucas e Lucas Lima (Soteldo); Lucas Braga (Dodi), Mendoza e Marcos Leonardo (Julio Furch). Técnico: Diego Aguirre

GRÊMIO

Gabriel Grando; Fábio (João Pedro), Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Carballo (Gustavo Martins), Pepê (Ronald), Bitello, Cristaldo (Everton) e Ferreira; João Pedro Galvão (André Henrique). Técnico: Renato Gaúcho