Guilherme lidera participação em gols do Santos no ano (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O atacante Guilherme entrou no Top-100 artilheiros da história do Santos. O camisa 11 chegou a 27 gols, empatando com Nicolau Moran (1931-1940) e Toinzinho (1975-1978), depois de marcar na vitória sobre o Cruzeiro por 2 a 1, no Mineirão, pela 19ª rodada do Brasileiro, neste domingo (10). Os dados são da Assophis.

Guilherme é o artilheiro do Peixe na temporada e ‘talismã’ no Brasileirão. Ele marcou em três das seis vitórias santistas no torneio e ainda participou com assistência em outra. O Alvinegro venceu o Vitória, Fortaleza e Cruzeiro com Guilherme marcando e o Flamengo com assistência do jogador para Neymar.

Apenas não participou na vitória diante do Atlético-MG, mas foi titular e contra o Juventude ainda estava se recuperando de lesão. Tirando os amistosos, o Santos tem 44 gols em 2025 (23 pelo Paulista, 20 no Brasileiro e 1 na Copa do Brasil). Guilherme tem 13 gols (10 no Paulista e 3 no Paulista) e 5 assistências (Flamengo – Neymar, Cruzeiro – Caballero, Corinthians – Tiquinho Soares, Red Bull Bragantino – Schmidt e Água Santa – Thaciano).

Ou seja, Guilherme participou de 18 dos 44 gols anotados pelo Peixe no ano e tem 40% de participação ofensiva na equipe.

Leia também: CBF divulga áudio do VAR em gol anulado do Cruzeiro contra o Santos

Ele viveu altos e baixos até aqui e chegou a ficar três meses sem balançar as redes. Sem um Departamento de Psicologia ativo, o atleta chegou a buscar apoio emocional fora do clube, com ajuda da família e da igreja. Ele vinha sendo cobrado por torcedores nas arquibancadas e foi vaiado na Vila Belmiro.

Em maio, passou por uma lesão muscular no músculo obturador externo da perna direita. O técnico Cleber Xavier admitiu em coletiva ter conversado com atacante sobre a pressão que vivia e logo depois voltou a marcar pelo Santos. No Paulistão, foi o dono do gol 13 mil na história do clube.

Contratado no ano passado, Guilherme tem 27 gols em 76 duelos ao todo pelo Peixe. Ele completou 30 anos em abril e tem vínculo com o clube até o fim de 2026.