Thaciano marcou 2 e ajudou Santos a se manter na Série A (Divulgação/Santos FC)

O Santos confirmou sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro para 2026 neste domingo (7), ao vencer o Cruzeiro por 3 a 0, na Vila Belmiro lotada. O resultado assegurou o Peixe na 1ª Divisão Nacional do ano que vem sem ter que depender dos demais concorrentes.

Agora, o elenco entra em férias e, logo no início de 2026 se reapresenta para duas competições: o Campeonato Paulista, que deve começar no dia 11 de janeiro, e o próprio Brasileirão, que ano que vem começa também em janeiro, no dia 28.

O jogo

O Santos começou o jogo marcando forte e não deixando o Cruzeiro jogar. A primeira chance efetiva de gol, porém, demorou a acontecer, e veio somente aos 13 minutos, depois que Guilherme fez boa jogada individual, rolou para trás e Neymar, de primeira, bateu à direita do gol.

Aos 16 minutos, Gabigol recebeu passe de Eduardo e tocou com  categoria, na saída de Gabriel Brazão. Na revisão do VAR, a anotação do impedimento em campo foi confirmada, para alívio do torcedor santista.

Aos 25, o começo do alívio. Após cobrança de escanteio de Guilherme, Thaciano subiu mais que a zaga do Cruzeiro e abriu o placar para o Peixe: 1 a 0. Dois minutos depois, Igor Vinícius tabelou com Neymar e cruzou para Thaciano, de novo, ampliar: 2 a 0.

Antes da descida para os vestiários o Peixe quase matou o jogo depois que Guilherme chutou e Léo Aragão tocou nela, mas a bola beijou na trave e salvou o goleiro, que quase aceitou um “frangaço”.

2º tempo

A etapa final começou com Rayan marcando um gol para o Cruzeiro logo aos 5 minutos, mas em completo impedimento. O Santos respondeu e quase fez o terceiro novamente com Thaciano, aos 11, mas o goleiro salvou em cima da linha. No minuto seguinte, o mesmo Thaciano chegou perto do hat-trick, mas o travessão impediu a festa do camisa 16.

Na cobrança do escanteio, Guilherme colocou a bola na cabeça de João Schmidt. O volante desviou, fez 3 a 0.  Eduardo ainda diminuiu o placar, mas foi anulado pelo impedimento no início da jogada.

O Santos ainda mandou Rollheiser, Tiquinho Soares, Gabriel Bontempo e Robinho Jr., ovacionado pela torcida, para campo, mas o placar ficou mesmo nos 3 a 0, suficientes para garantir o Peixe na elite nacional em 2026.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X CRUZEIRO

Competição: Campeonato Brasileiro (38ª rodada)

Data e hora: 7 de dezembro de 2025, às 16h (horário de Brasília)

Local: Vila Belmiro, Santos (SP)

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)

Assistentes: Bruno Boschilia (PR) Alex dos Santos (SC)

Quarto Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)

VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)

Cartões amarelos: Guilherme, Thaciano (Santos), Gabi, Rayan (Cruzeiro)

GOLS: Thaciano (1 x 0), aos 25, Thaciano (2 x 0), aos 27 minutos do 1º tempo, João Schmidt (3 x 0), aos 16, Eduardo (1 x 3), aos 31 minutos do 2º tempo

SANTOS: Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Souza; Willian Arão (Tomás Rincón), João Schmidt (Gabriel Bontempo) e Neymar ; Barreal (Rollheiser), Guilherme (Robinho Jr.) e Thaciano (Tiquinho Soares). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

CRUZEIRO: Léo Aragão; Fagner, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kauã Prates; Walace (Murilo), Matheus Henrique, Japa e Eduardo (Arroyo); Rayan (Keiji) e Gabi (Bolasie). Técnico: Leonardo Jardim