Pelé atuou na equipe de 1975 a 1977 (Foto: Divulgação / NY Cosmos)

O New York Cosmos, conhecido mundialmente por ter sido o último clube da carreira de Pelé, confirmou seu retorno ao futebol profissional. O time voltará a competir a partir de 2026, na USL League One, terceira divisão do futebol dos Estados Unidos, com sede no histórico Hinchliffe Stadium, em Paterson, Nova Jersey.

A volta do clube marca um novo capítulo para o time que recebeu Pelé em 1975, após sua lendária passagem pelo Santos Futebol Clube. O Rei do Futebol atuou por três temporadas no Cosmos e encerrou sua carreira oficial no clube norte-americano em 1977, com direito a amistoso de despedida entre Santos e Cosmos no estádio Giants Stadium, em Nova Jersey.

Durante sua trajetória no futebol dos Estados Unidos, Pelé disputou 106 partidas, marcou 64 gols e deu 31 assistências, sendo o maior nome da história da liga local e responsável por transformar o futebol norte-americano.

“Anunciar a chegada do clube mais famoso do futebol americano a Paterson é motivo de grande orgulho. O Cosmos já teve Pelé, o maior de todos os tempos, e agora vai inspirar novas gerações aqui no Hinchliffe Stadium”, celebrou o prefeito de Paterson, André Sayegh.

Agora, quase 50 anos depois da era Pelé, o Cosmos inicia uma nova fase. O clube terá como casa o renovado Hinchliffe Stadium, com capacidade para 7.800 pessoas. O local é considerado um Patrimônio Histórico Nacional dos EUA e abrigará também a equipe feminina do Cosmos e um museu dedicado à sua história no futebol.

A nova fase do projeto é liderada por Baye Adofo-Wilson, nativo de Paterson e novo dono majoritário do clube. Ele destacou o papel do Cosmos na comunidade:

“Trazer o Cosmos para Hinchliffe Stadium fortalece a economia local e inspira a juventude da região com acesso a esporte profissional de qualidade.”

Entre os dirigentes, destaque para o ex-atacante Giuseppe Rossi, que será vice-presidente e diretor de futebol, além do experiente Erik Stover, ex-diretor do próprio Cosmos e dos Red Bulls.