Clayton Aleixo está há mais de 200 dias sem cortar o cabelo (Foto: Reprodução)

Uma das sagas mais conhecidas na internet nos últimos dias começou na Inglaterra com Frank Ilett, torcedor do Manchester United, que viralizou nas redes sociais ao prometer que só cortaria o cabelo quando o clube alcançasse cinco vitórias consecutivas. A sequência não veio, e a marca do desafio já ultrapassa 500 dias. A última vez que o time inglês venceu cinco partidas seguidas foi entre janeiro e fevereiro de 2024.

Entre os santistas, a história ganhou versão própria. Clayton Aleixo, conhecido nas redes sociais como “Santista Maluco”, decidiu encarar desafio semelhante. Ele está há 214 dias sem cortar o cabelo à espera de cinco triunfos seguidos do Santos.

Em entrevista ao Diário do Peixe, Clayton contou como surgiu a ideia.

“Tive a ideia no dia 16 de julho, quando estava vendo TikTok. Um rapaz santista fez o desafio com quatro jogos seguidos e decidi replicar”, explicou.

O Santos esteve perto de encerrar a saga em janeiro deste ano, quando somou quatro vitórias consecutivas entre o fim de 2025 e o início de 2026. A expectativa era alta para o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista, que poderia representar o quinto triunfo.

“No dia do clássico eu estava bem esperançoso, principalmente por ser um jogo em Barueri e não no Allianz”, relembrou. O Peixe, porém, foi derrotado por 1 a 0.

Questionado sobre a sequência atual, Clayton mantém o tom de esperança, mesmo com a possibilidade de a marca ultrapassar 300 dias.

“Agora, com a sequência de jogos, acho que vai ter, vai passar de 300 dias. Porém, nunca perco a esperança no meu time, e quem acompanha futebol sabe que é um esporte imprevisível.”

A entrevista foi realizada antes da goleada por 6 a 0 sobre o Velo Clube, resultado que abre a possibilidade de uma nova sequência positiva. O próximo compromisso será contra o Novorizontino, pelas quartas de final do Paulistão. Depois, o Peixe enfrenta o Vasco pelo Campeonato Brasileiro e, em caso de classificação no Estadual, disputará a semifinal.

Se vencer esses três jogos, além de reacender a expectativa pela quinta vitória consecutiva, o Santos garantirá vaga na final do Campeonato Paulista de 2026.

O jejum, no entanto, é longo. O Santos não vence cinco partidas seguidas desde 28 de julho de 2019, há 2.395 dias. Na época, o time era comandado por Jorge Sampaoli e emplacou a seguinte sequência pelo Campeonato Brasileiro: 3 a 1 no Atlético-MG, 1 a 0 no Corinthians, 1 a 0 no Bahia, 1 a 0 no Botafogo e 3 a 1 no Avaí.

Desde então, o Peixe chegou algumas vezes à marca de quatro vitórias consecutivas, mas não conseguiu a quinta. Entre os clubes da Série A, o Santos tem o segundo maior jejum nesse quesito, atrás apenas da Chapecoense, que soma 3.243 dias sem alcançar cinco triunfos seguidos.