Torcidas organizadas do Santos não poderam ser identificadas nos estádios (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

A Torcida Jovem e a Sangue Jovem, as duas maiores torcidas organizadas do Santos, estão proibidas de entrar nos estádios até o fim do ano. A punição partiu da FPF (Federação Paulista de Futebol) após incidentes ocorridos no entorno do Morumbis após a goleada sofrida pelo Peixe para o Vasco por 6 a 0, pela 20ª rodada do Brasileirão, no último dia 17 de agosto.

O vice-presidente da entidade, Mauro Silva, assinou portaria publicada no site oficial da FPF. No documento, fala sobre a proibição de qualquer indumentária e outros objetos como faixas, bandeiras, camisas e outros que identifiquem os associados das torcidas organizadas dentro do estado de São Paulo.

Até o fim do Brasileirão, o Alvinegro terá mais dez jogos como mandante contra Palmeiras, Fluminense, São Paulo, Grêmio, Corinthians, Vitória, Fortaleza, Mirassol, Sport e Cruzeiro. Mesmo nos duelos santistas como visitante, não os membros não poderão utilizar qualquer adereço.

Leia também: Santos reforma loja da Vila Belmiro e reinauguração acontece neste sábado

PORTARIA FPF Nº 171 DE 29 DE AGOSTO DE 2025 – PROIBIR ENTRADA DE TORCIDAS DO SANTOS

MAURO SILVA, Vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol, no uso das atribuições legais e regimentais.

CONSIDERANDO os termos do Ofício JECRIM nº 021/2025, datado de 26 de agosto de 2025, expedido pelo Ministério Público do Estado de São Paulo – Juizado Especial Criminal da Capital, por meio do qual o Ilustre 1º Promotor de Justiça da Promotoria do Juizado Especial Criminal Central recomenda a proibição da presença das seguintes Torcidas Organizadas: “TORCIDA JOVEM DO SANTOS” e “TORCIDA SANGUE JOVEM”, ambas do Santos Futebol Clube, em todas as praças desportivas do Estado de São Paulo, até o final do ano de 2025.

CONSIDERANDO que é dever desta Entidade preservar a disciplina nos campos de futebol.

INFORMA:

Atender integralmente a recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, para que seja PROIBIDA a entrada, nos estádios de futebol do Estado de São Paulo, de qualquer indumentária e objetos (faixas, bandeiras etc.) que identifiquem os associados das torcidas organizadas: “TORCIDA JOVEM DO SANTOS” e “TORCIDA SANGUE JOVEM” a contar desta data.

A Federação Paulista de Futebol oficiará aos Órgãos de Segurança do Estado, Ministério Público do Estado de São Paulo, para fins de fiscalização no cumprimento desta Portaria. Esta Portaria entra em vigor na presente data, revogadas as disposições em contrário.