Meninos da Vila estão com 100% de aproveitamento no Brasileiro Sub-17 (Crédito: Tiago Maestre/Santos FC)

O Santos venceu o Ceará por 1 a 0, no CT Rei Pelé, pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-17, nesta terça-feira (09).

O gol do Peixe foi marcado pelo meia Vinicius Fabri, aos 19 minutos do segundo tempo. O jogador pouco tempo depois acabou expulso, mas a equipe do técnico Elder Campos conseguiu segurar o resultado até o final.

Os Meninos da Vila agora somam seis pontos na competição, com duas vitórias, três gols marcados e apenas um sofrido. O Peixe, que está no Grupo A ao lado de Flamengo, Athletico-PR, Corinthians, Grêmio, América-MG, Botafogo, Atlético-GO, Ceará e Goiás, venceu seus dois duelo até aqui: Botafogo (F) e Ceará (C).

O próximo compromisso da equipe na competição será o clássico contra o Corinthians, jogo que será realizado segunda-feira (15), às 16 horas, no Parque São Jorge. A partida é válida pela terceira rodada e terá transmissão do SporTV.

O jogo

Desde o pontapé inicial, o Peixe pressionou o adversário no campo de ataque. Com cinco minutos, João Alves invadiu a área pela direita e arriscou batida cruzada, com força. A bola levou perigo, mas saiu à direita da meta.

No minuto seguinte, João Alves arrancou para invadir novamente a área pelo lado direito. Com cruzamento rasteiro, ele mandou a bola nos pés de Pradella. O centroavante chegou desviando na direção do gol, mas parou em defesa segura do goleiro Matheus.

Já com 38 minutos, o Peixe teve sua melhor chance de marcar, mais uma vez em arrancada de João Alves pela ponta direita. Com cruzamento rasteiro, ele acionou Murillo Pará no meio da grande área. Na finalização, a bola parou novamente nas mãos do goleiro.

Na segunda etapa, com 18 minutos, Mateus Xavier entrou na área fintando seus marcadores pela ponta esquerda. Com passe para trás, ele acionou Lucas Jaime e o capitão santista chegou batendo direto para o gol. Sem muita força, a bola foi defendida pelo goleiro Matheus.

No minuto seguinte, foi o Peixe que abriu o placar no CT Rei Pelé, com gol de Vinícius Fabri. O camisa 18 roubou a bola pela direita do campo ofensivo, carregou até a entrada da área e bateu colocado com o pé esquerdo, sem chances de defesa ao goleiro adversário.

Aos 28, Pedrinho cobrou escanteio pela direita e alçou a bola à área. O goleiro cearense tentou afastar de soco, mas mandou nos pés de Rafa Gonzaga. O lateral santista chegou emendando finalização cruzada com muita força, mas mandou para fora.

Com 35 minutos da segunda etapa, Mateus Xavier teve tiro de canto para cobrar pela esquerda e também cruzou para o meio da área. A defesa cearense afastou de cabeça e, da entrada da área, Lucas Jaime tentou completar para o gol, mas mandou à direita da meta.

Já aos 44, Rafa Gonzaga cobrou falta pela esquerda da entrada da área e arriscou direto para o gol, com muita força. A bola desviou de leve na barreira e ia se encaminhando para o canto inferior esquerdo, mas Matheus apareceu para encaixar a bola.

Nos acréscimos, Padula recebeu lançamento pelo alto e acionou Pedrinho com desvio de cabeça. Pressionado pelo marcador, o camisa 21 arrancou na direção da grande área. Dentro dela, bateu cruzado e balançou as redes pelo lado de fora.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 1 X 0 CEARÁ

Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: terça-feira, 9 de julho de 2024
Horário: 15h
Árbitro: Renan Pantoja de Quequi
Assistentes: Veridiana Contiliani Bisco e Marcela de Almeida Silva

Cartão amarelo: (CEA) Riquelme, Gustavo e Renan
Cartão vermelho: (SFC) Vinícius Fabri

Gols: (SFC) Vinícius Fabri, aos 19′ do 1ºT

Santos FC: João Pedro; Guilherme Cruz, Ryan, Assis e Rafa Gonzaga; Lucas Jaime, Antonny (Vinícius Fabri) e Murillo Pará (Padula); João Alves (Gabriel Paes), Mateus Xavier (João Ananias) e Pradella (Pedrinho). Técnico: Elder Campos
Ceará: Matheus; Fred, Renan, Henrique Paes e Riquelme (Piauí); Bernardo, Japa (Gustavo) e Bruninho (Yago); Luchi, Bortolucci (Bruno Gigante) e Arthur (Gabriel). Técnico: Ramon Soares

REGULAMENTO

São vinte clubes participantes (melhores do Ranking Nacional de Clubes da CBF). As equipes são divididas em dois grupos com dez times cada. No Grupo A tem Flamengo, Athletico-PR, Corinthians, Grêmio, América-MG, Santos, Botafogo, Atlético-GO, Ceará e Goiás. Já o Grupo B é composto por Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Bahia, Red Bull Bragantino, Cruzeiro e Cuiabá.

Na primeira fase, as equipes da mesma chave se enfrentam entre si em turno único e, após as nove rodadas, os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final. Jogos de ida e volta previstos para 17 e 24 de setembro. Semifinal também de ida e volta com duelos previstos para 1 e 22 de outubro. Já a final em partida única no dia 3 de novembro.

Veja os jogos do Santos no Brasileiro Sub-17:

  • Botafogo 1 x 2 Santos – Luca Meirelles
  • Santos 1 x 0 Ceará – Vinicius Fabri
  • 15/07 (seg): Corinthians x Santos, às 16h, no Parque São Jorge
  • 22 a 24/07 (seg a qua): Athletico-PR x Santos
  • 29 a 31/07 (seg a qua): Santos x Flamengo
  • 05 a 07/08 (seg a qua): Grêmio x Santos
  • 12 a 14/08 (seg a qua): Santos x Goiás
  • 19 a 21/08 (seg a qua): Atlético-GO x Santos
  • 26 a 28/08 (seg a qua): Santos x América-MG

Leia também: